Juca e a Suíça

Ontem eu fiquei sabendo que não vai dar pra Juca ir comigo quando eu for já agora pra Suíça, em Julho. Tudo por causa do seguinte: no Brasil, já foram constatados casos de raiva em animais e em pessoas. Na Europa, não. Com isso, o governo europeu determinou que animais que saem do Brasil com destino a Europa devem portar um certificado de saúde (CVI), emitido pelo ministério da agricultura, onde o governo brasileiro atesta que o animal foi vacinado e que seus anticorpos foram testados e ele está imune a doença, além de um microchip implantado no animal. Não basta dar vacina contra raiva, tem que fazer um exame de sangue e verificar se a vacina realmente tá fazendo efeito.

Só que o governo europeu selecionou unica e exclusivamente um instituto no Brasil inteiro capaz de realizar e verificar tal exame, o instituto Pasteur em São Paulo. Como eu não estou em São Paulo, Juca faz o exame aqui, manda pra SP, analisa e tudo mais e em torno de 20 dias o exame tá de volta com o resultado. Aí depois ainda tem que ir com o resultado desse exame no veterinário pra ele atestar a boa saúde do cão e implantar o tal microchip, pra só depois ir no ministério da agricultura no aeroporto 3 dias antes de viajar provando que o animal está saudável para entrar em solo europeu. Isso para ir como bagagem de mão, para ir como carga além de fazer isso tudo, ainda tem que contratar um despachante na Receita Federal pra cuidar da viagem dele, que é mais toda uma burocracia.

Como Juca tem 7kg, eu ia tentar fazer com que ele fosse como bagagem de mão, já que a TAM permite animais dentro da casinha (o peso todo) até 10kg como bagagem de mão. Já na TAP são só 7kg e na Lufthansa 8kg. Sendo assim, vou partir e deixar o exame rolando, para quando retornar depois dos 20 dias, já estar encaminhado para ele ir como carga e eu recebê-lo lá, vai ser o jeito, não tenho mais tempo pra esperar 20 dias aqui... Vai penar viajar longas horas preso numa caixa, mas ruim mesmo seria se ele não pudesse ir. E eu já tenho mesmo é que agradecer muito por não haver lei de quarentena na Suíça, isso é o de menos, depois da viagem, ele estará comigo novamente na nova morada.

Marcadores: , ,