No post que eu brindei 4 meses da minha chegada aqui, celebrei às pessoas que estão fazendo parte desta nova fase da minha vida. Escrevi um email para minha família e amigos sobre aquela data, que foi assim:
As folhas continuam a cair, o clima continua a esfriar, o tempo continua a passar, e eu continuo a viver a vida aqui no velho continente.
Aprendi a brindar as coisas, as realizações e aos acontecimentos com meu querido avô.
A celebrar cada semana de trabalho, as datas importantes que ficarão marcadas, ao encontro de pessoas queridas com uma bela taça de vinho ou ate mesmo com suco de laranja.
E hoje mesmo sem ouvir o som do tim tim com Indomita ou Mateus Rose ou poder abraçar quem eu sinto saudade, convido-os a fazer um brinde comigo, um brinde virtual, pois hoje completo 4 meses de Suíça.
Os primeiros meses desta nova fase. Fase não só da minha vida, mas um capitulo da historia da família que fez de mim quem eu sou. Historia. Se conhecermos a historia, saberemos nossas origens, já dizia Bob Marley, ou talvez minha mãe que me disse. Família. Família que provavelmente teve seus antepassados originados aqui mesmo, do outro lado do oceano. E hoje sou a responsável por fazer a historia mudar um pouco a trajetória, desviar do fluxo natural que corria a vontade como um afluente de um rio, ou como uma árvore que criou uma nova ramificação, nem que seja só uma bifurcação de uma avenida comprida que possa voltar a se encontrar la na frente, não sei.. Mas a historia fez com que a família fosse capaz de voltar para as terras de onde veio.
Minha mãe, orgulhosa e, como sempre, inspirada, disposta a me emocionar sempre e com as palavras certas na ponta dos dedos, fez brilhar minha celebração com a seguinte resposta:
Filha,
Uma história se faz com acontecimentos e com o tempo.
Na sua nova trajetória de vida, esses longos 4 meses já mostraram que você desviou a sua vida e já conta uma nova história.
Longos meses porque muitos acontecimentos foram necessários para consolidar a sua estadia aí: uma nova casa, como novos móveis, uma nova alimentação, vestimenta adequada ao frio e enfim novos costumes e amigos.
Assim, esse longo começo anuncia que um novo capítulo de sua história começou, mas que nele cada detalhe lembrado e adaptado de sua vivência, confirma que nós estamos presentes, ajudando a construir e vivendo um pouco dessa sua maravilhosa experiência, como você mesma disse através dos detalhes, como no "brinde", algo que aprendeu a comemorar com o seu avô e que se manifesta em você, mesmo distante.
É por isso que para você a vida é mais intensa, o mundo parece que gira mais rápido ao seu redor e as coisas acontecem por que você as fazem acontecer.
Aqui do outro lado do oceano, brindo a você que sabe o que quer da vida, que constrói os seus versos e dá o tom à sua história.
Muitas vezes erguerei a taça e elevarei o meu pensamento fluido pelo sabor da vitória, da conquista e da sua felicidade.
Parabéns filha!
Brinde, celebre porque respirar todo ser vivo o faz por instinto, mas manter o ritmo da respiração é ter em si o domínio de seus passos e de sua vida, e esse controle você tem.
Muitas e muitas felicidades!!
Beijos saudosos, mas felizes :)
Mãe.Marcadores: fé, reflexões, relatos, vida na suíça