
Para lavar roupa no prédio que eu moro, há 1 máquina que funciona a base de um cartão de crédito. Eu preciso carregar o cartão no sistema com o síndico com quantos francos eu desejar, e aí a cada vez que ponho a máquina pra funcionar, tenho que inserir o cartão e o valor da lavagem é debitado dos meus créditos, que varia de acordo com o tipo da lavagem.
Sem esquecer que precisa-se reservar com antecedência a data e horário que você quer usar a máquina no "Waschplan". Pra mim, que cheguei no meio do ano por aqui, o plano já estava bem ocupado, pois os vizinhos reservam seus horários fixos do ano inteiro, então tentar lavar segunda-feira de manhã, por exemplo, é impossível, pois alguém já tem todas as segundas-feiras do ano reservadas. E eu vou tentando me encaixar quando dá.


O problema desse sistema do cartão pré-pago de lavagem é que essa é a
única maneira de lavar roupa na máquina do prédio. Se você perder o cartão, que a propósito, foi o que aconteceu comigo esta semana (... sem comentários, bitte), você simplesmente fica sem roupa limpa!

A "área de serviço" fica meio que no sótão do prédio, e aqui também é comum ter um aparelhinho feito esse da foto aí em cima cuja intenção seria secar a roupa. Você estende a roupa aí no varal, liga a máquina e sai um vento supostamente quente pra secagem. Fato é que tá tão frio esses dias que essa máquina fica inutilizada, o vento que sai dela não adianta nada nada. Melhor arrumar um espaço em casa perto do aquecedor pra tentar secar mais rápido.
Outro possível probleminha é encontrar suas roupas um pouco "diferentes" de quando as inseriu na máquina, após a lavagem...


