Visita a Härkingen Letter Centre

O centro de cartas de Härkingen do Correio Suíço (Swiss Post) é um dos mais modernos do mundo. Lá dentro, rola um (enorme) processo automatizado de entrada e saída de cartas (neste é só cartas, encomendas é em outro) que vêm e saem da Suíça, além das cartas de passagem pelo país. O termo "cartas" inclui não só carta carta, mas revista, folders, envelopes tamanho A4, mas encomenda de caixa maior aí sim é em outro centro de distribuição.

No tour que fizemos, foi explicado e dito tudo em números, mas confesso que não lembro exatamente, foi informação demais. Este post é sem fins lucrativos e eu não estou trabalhando por ele, então não há dados nem estatísticas aqui, é um relato de visitante. Não sei quantos milhares de itens processados todos os dias, fazendo uso de equipamentos mais modernos da área, galpões enoooormes com dezenas de caminhões carregados, estação de trem dentro do galpão, com gente trabalhando todos os turnos, é realmente impressionante. Às vezes a gente faz uso do serviço e nem se toca do processo que está por trás de tudo. Eu fiquei mesmo impressionada.

Vê só as fotos e sente a pressão do negócio:

Primeiro, no ônibus a caminho de Härkingen, a 1 hora de Berna, com os colegas de trabalho.

As fotos abaixo são exatamente das áreas que visitamos, mas são de divulgação pública do correio suíço, pois lá dentro não era permitido tirar foto.

Robô para descarregar mercadorias recebidas.

Sistemas de triagem.

Esteira com cestas de itens recebidos.

Tobogãs para passagen de itens no meio do processo.

Entra e sai de cargas e descargas dos caminhões com as mercadorias.

Primeiro mundo né?

Marcadores: , ,