Arte na Basileia

Se você chegar na Suíça perguntando como se chega na Basileia, você simplesmente não chega. O nome aqui é Basel, mas em Português: Basileia, pois foi fundada pelos romanos como Basilia, e ficou assim. Pra mim tradução de nome próprio não convém, então vou falar da arte em Basel mesmo.

Basel fica a uma hora de trem de Berna e é sede de indústrias, bancos, seguradoras e empresas de transporte. Mas o que me levou até lá não tem nada a ver com isso. Aliás, depois faço outro post sobre o pouco que conheci da cidade. Aqui eu vou falar da arte. Fomos conhecer o Kunstmuseum de lá, ou o Museu de Arte.


Não sou a melhor das apreciadoras de arte e afins, mas me interesso por coisas bem feitas, interessantes e com significados. O museu em si é fantástico. Uma baita infra-estrutura, organização e segurança. Tanta preciosidade assim tão perto de mim, fiquei contente de poder ter a oportunidade de ir lá ver de perto e conhecer. A galeria de pinturas do museu me deixou muito admirada. Artistas de várias nacionalidades e vários gêneros. O foco da coleção do museu são pinturas de artistas ativos nas proximidades da região do Rio Reno entre 1400 e 1600 e do século XIX e XX. Mas lá também encontra-se cubismo de Picasso, expressionismo alemão e expressionismo abstrato e artistas americanos da década de 50. Eu fiquei muito impressionada. São três andares de exposição, com guia de áudio, 15 francos a entrada e estudante só paga 5 francos. Pena que fecha às 18h e tivemos que ver o último andar com pressa, mas valeu muito a pena. Aqui no site você pode ver mais detalhes e fotos dos trabalhos lá expostos. É um espetáculo. Infelizmente não podia tirar foto lá dentro e só tenho essa recordação aí de cima que tiramos na entrada do museu. Ou melhor, a recordação mesmo tá na minha memória, mas tento compartilhar aqui um pouquinho e encerro com algumas fotos que peguei do site das pinturas que vi lá pessoalmente e que mais gostei:

Enttäuschte Seele, 1889. Ferdinand Hodler.

Kinderfrühstück, 1879. Albert Anker.

Le mont Sainte-Victoire vu des Lauves, 1904/1906. Paul Cézanne.

Femme dans la loge, 1901. Pablo Picasso.

Marcadores: , ,