Basel

Este post já devia ter sido feito há muito tempo atrás, maasss devido aos últimos acontecimentos e a santa correria do dia a dia (como assim correria, não estamos na Suíça?? cadê a qualidade de vida?), aqui estou eu. Antes tarde que nunca. Enfim, o post sobre Basel. Post passado, falei do Museu de Arte de Basel que visitei e fiquei encantada, mas que só podia tirar foto do lado de fora.

 

Hoje quero falar da cidade de Basel, ou Basileia, em Português.






















Basel fica a 1 hora a norte de trem de Berna. É a terceira maior cidade da Suíça, ficando atrás de Zurique e Genebra. Berna vem logo depois em quarto. Basel é centro de indústria e comércio e muita cultura, museus, shows e festivais. Achei uma atmosfera bem diferente da de Berna. Um pouco mais dinâmica, menos medieval. Fomos no sábado depois do almoço e logo que chegamos numa praça no centro, estava tendo um festival assim no meio da rua contra o racismo, com palco, banda tocando, uma super infra estrutura, de graça. Depois farei um post só sobre esse festival. Lá também se fala o dialeto suíço-alemão como o daqui. Fomos de trem eu, Eric, Dani e Valéria. Visitamos o museu de arte no início da tarde e depois fomos perambular pela cidade pra conhecer. Tudo também muito bem organizado como manda o padrão suíço. Depois que cheguei de volta a Berna, falando com minha mãe pelo telefone, depois que ela tinha visto as fotos, viu a foto da Bahnhof (estação central de trem), ela disse "essas estações de trem daí são todas iguais". Aí eu fui olhar a foto e fiquei pensando nisso. Eu não sei se é porque já vi tantas aqui e na Alemanha que pra mim já não é tudo igual mais não. A de Berna, por exemplo, tem estilo combinado entre medieval e moderno. Essa de Basel já é mais parecida com a de Zurique, mas é menor e menos imponente vendo de fora. Já consigo diferenciar uma de outra. A Bahnhof de Basel tem conexão com as principais cidades européias das proximidades.




















Basel é cortada pelo rio Reno e a ponte de lá foi a primeira construída ao longo deste rio que é um dos mais longos da Europa e corta Suíça, Áustria, Alemanha, Itália, Liechtenstein, França e Holanda.

































































O centro histórico da cidade segue o estilo de Berna, um tiquinho menos medieval, mas ainda claramente suíço, aquela pose de cidade de interior, tímida mas um potencial global. A cidade velha também é linda, tem aquele contraste do tradicional, com trams passando e as tantas lojas famosas e restaurantes de luxo nas principais ruas. A cidade é uma graça. Vale a pena colocar no roteiro. Andamos o dia todo sob um clima óó-tee-moo e nem precisei de casaco durante o dia. Diferente desta semana que tá um frio que parece que vai nevar.




























E não me leve a mal. O copo de cerveja era do festival contra o racismo que contarei no próximo post!

Marcadores: ,