Minha primeira Copa sem Galvão Bueno

Eu ADORO futebol. Um bom futebol na Copa do Mundo, nossa, ADORO MEEESMO. O clima, a animação. Sou do tipo que os caras não acreditam quando digo que curto assistir na TV, ou no estádio, assito jogo na Copa de outro país sem ser Brasil (e Suíça), eu gosto. Mas é verdade. Na Copa passada, eu morava em Recife, e a Copa foi mais uma festa, uma curtição de amigos se encontrando, muita bebida, música, azaração e noitada em pleno dia de semana com muita razão.



Ê saudade dos meus vinte e poucos anos...
Na Copa anterior, de 2002, eu também estava em Recife e comemorei o penta do Brasil na avenida Boa Viagem debaixo de chuva e tudo.


Já na Copa de 98 foi meio triste porque meu papi tinha falecido há pouco tempo, e na Copa de 94 comemorei o tetra com papai presente em Brasília. Antes daí já não me lembro muito bem e nem curtia futebol não.

Hoje, na Copa de 2010, estou aqui em plena Suíça assistindo jogos em HD, escolhendo narração em inglês, francês, alemão ou italiano, mas o que me faz falta mesmo é a narração do Galvão Bueno. Não tem aquela vibração, aquela raça que ele sabe estigar. Podem falar mal do Galvão, mas eu adoraria poder ouvi-lo daqui. Pela internet não dá, ou o acesso é restrito ao Brasil ou fica com lag, ninguém merece ouvir "Goool" dois minutos depois do Gol, ne?!

Já assisti a vários jogos. O primeiro que vi foi na sexta-feira, primeiro dia de Copa, seca pela empolgação, fui à cidade ver França x Uruguai. Mas tava frio, tinha muita gente na minha frente, a imagem tava ruim e não tinha som, e o jogo tava ruim também, é verdade. No sábado, passeei em Basel e não assisti a nada, mas vi pessoas com a camisa da Argentina. Domingo assisti em alemão o arraso da Alemanha contra a Austrália, e na segunda, saí voando da aula de alemão pra ver Itália x Paraguai, esse eu assisti em italiano. Ontem, eu nem comento ne... bom, antes de comentar o jogo do Brasil, vou comentar que no trabalho colocaram um telão pra passar os jogos que acontecem às 13:30 e 16h. Podemos bater o ponto e ir assistir lá. No meu trabalho tem gente de tudo quanto é lugar do mundo então nada mais justo. Assisti ao empate de Portugal x Costa do Marfim, em francês, no trabalho, com meu amigo português, o Luís.


Engraçado é assistir o jogo com o pessoal do trabalho porque não tem aquela camaradagem e as pessoas ficam meio pensando duas vezes antes de xingar uma jogada mal feita ou o jogador do time adversário porque tem gente torcendo pro outro time ali bem do seu lado.

Sim, aí eu to participando de um bolão do trabalho e por enquanto não to indo muito bem, afinal quem esperava tanto empate e essa economia de gols ne? Aí chegou a hora do Brasil e eu apostei 4 a 0. Oh well. A pressão lá no trabalho em cima de mim tava grande, era como se eu que fosse jogar e eu que tivesse que fazer gol. Rezei pro Brasil não me decepcionar. Bom, pelo menos não perdemos. Juntei energias com um casal amigo de brasileiros e assistimos ao jogo juntos. Churrasquinho, bandeiras, camisetas, tudo verde e amarelo, só faltou o Galvão.



Pra fechar, hoje me aparece Espanha x Suíça. Queria muuuuuito que a Suíça ganhasse, maaaasss fui pela lógica e apostei 3x1 na Espanha. Faltaram os 3 da Espanha ne, porque a Suíça fez o 1 que eu apostei! HOP SCHWIZZZ!!! Assisti ao primeiro tempo com o pessoal do trabalho em francês, e no segundo tempo, tive que vir em casa por questões "prediais" e assisti ao segundo tempo em suíço-alemão e aí o Galvão que me desculpe, mas não me fez falta. Não sei de onde me veio tanta capacidade de entendimento, mas o locutor quase chorava de emoção e dizia "me faltam palavras, é um fato histórico, a Suíça ganhou da Espanha". O gol foi repetido 3827824863283 vezes e o povo na TV não parava de rir. Pobre Suíça precisa acreditar mais em si, parece que não conhece a tensão dos favoritos nas estréias, veja o Brasil.


Aqui logicamente não é como no Brasil que pára-se tudo pra assistir ao jogo. Minha mãe me disse que no Brasil ontem o comércio fechou as portas uma hora antes do jogo e abriu uma hora depois, não teve aula na escola, reuniões adiadas, tudo pelo jogo que lá foi às 15:30. Aqui, o jogo da Suíça hoje foi às 16h e não teve nada disso. Tudo bem que alguns lugares estão enfeitadinhos, bandeirinhas nos carros, camisetinha no supermercado pra vender, torcida na TV e gente comemorando a vitória na Bundesplatz, mas nada como ser o favorito.


Aqui (ou em qualquer lugar, imagino) nessa época de Copa dizer que é do Brasil, ave maria, é um privilégio. Nas vitrines daqui, as lojas de esportes têm blusas da Suíça, claro, do Brasil, e de Portugal. Ou da Suíça, do Brasil, e da Itália. Ou da Suíça, Brasil e qualquer outro país. Queira Deus que o Brasil faça bonito nos próximos jogos! E a Suíça também!!!

Marcadores: , ,