Sobre o meu trabalho

Já fiz algumas postagens sobre o meu trabalho aqui na Suíça. Em poucos dias completo 1 ano de UPU e resolvi fazer este post pra relembrar o que já passou, o que mudou e as perspectivas pro futuro. No começo, fiquei muito feliz e empolgada por estar trabalhando em um órgão da ONU e qualquer coisa que me mandassem fazer, eu tava contente. O primeiro projeto que me envolvi trabalhei sozinha sozinha e adorei. É claro que havia outras pessoas, um italiano, um polonês, um português, mas na minha área só eu. Fui no meu ritmo, do meu jeito e deu certo. Era um projeto pequeno e eu não tinha tanta responsabilidade assim, mas adorei. Comigo trabalham pessoas de 17 nacionalidades diferentes, no total quase 50 pessoas no meu departamento e nem precisa dizer que é fundamental o velho e manjado jogo de cintura pra não pagar nenhum mico ou se estressar "a toa". É claro que rola também a parte social, tivemos festa de verão, festa de Natal, dia postal mundial, churrasco de verão, conheci muita gente, fiz amizades e despedidas. Contei do meu lugarzinho de todos os dias, da mudança de tempo que assisti da minha janela, do meu sofrimento com o frio, da preocupação do bureau com o clima do planeta e das coisas que não me agradam.

É, já falei um bocado sobre meu trabalho. O tempo passou, as lentes mudaram e hoje eu já não vou trabalhar assim feliz e saltitante como antes. Pode ser um órgão da ONU, ter inúmeras vantagens e tal, mas o que mais importa hoje pra mim é o dia a dia. Hoje eu estou a trabalhar com outra coisa diferente do que comentei no início. Estou envolvida no maior projeto de TI do bureau, que é o IPS, International Postal System, o sistema internacional postal, que é o software presente nos correios dos países que são membros da união. Como cada país tem suas regras e particularidades, acordos com outros países e correios, taxas e diferentes sistemas de tributação para envio e recebimento de carta, carta registrada, encomenda, pacote, correio prioridade dentro das infinitas exceções das regras que existem, você pode ter uma idéia da complexidade do pepino software que eu tenho que lidar todo santo dia, pois ele tem que refletir todas essas exigências e mais um pouco. Estou aqui para ajudar a diminuir as falhas que nele existem e levar mais precisão (accuracy) no uso desses sistemas aos diversos países que o usam. Primeiro que pra entender o "mundo postal" não é assim da noite pro dia e nem do ano pro outro, se querem saber a verdade. Até hoje, confundo identificador de parcel com carta, ordem dos códigos, códigos de países, e isso é uma chatice coisa que me faz perder muito tempo e paciência nas minhas tarefas diárias. Mas tudo bem, é a vida e em qualquer lugar isso pode acontecer ou qualquer pessoa no meu lugar estaria passando a mesma coisa. Todo mundo diz que é normal, e leva tempo e tudo o mais. Ótimo, menos mal. Todo mundo, menos os meus co-workers que eu ficaria feliz se eles falassem alguma coisa. Tudo poderia ser muito mais fácil se as pessoas com as quais você trabalha também pensassem assim e de fato ajudassem de alguma forma. Como nem tudo é perfeito (oi?), os cidadãos que trabalham comigo me deixam me ferrar sozinha em desbravar o caminho das pedras IPS e me ajudam muito pouco, temos poucas reuniões de acompanhamento e ninguém compartilha conhecimento. Problemas que eles já enfrentaram no passado e que eu enfrento hoje são vistos como novos, mesmo não sendo. Ninguém se mexe, não sei o que se passa. São muito individualistas e parecem que têm medo de falar demais. Mas de falar de menos ninguém tem medo. Vou por a culpa na diferença cultural porque não quero julgar o profissionalismo de ninguém aqui. Mas tudo bem. Segundo, não vou me alongar muito também no fato que também seria muito mais fácil se a pessoa que é responsável por um dos países que estou tendo que trabalhar não fosse tão nariz empinado e insuportável que ignora minhas opiniões e já até deu em cima do meu namorado! Ahh não posso mesmo me alongar muito neste assunto!

De fato tem muito espaço pra melhorias. Estamos passando por uma reorganização de times no momento, um cara vai voltar pro seu país, outro vai substituir, nosso time vai pra não sei aonde, outro foi contratado, enfim. Nem eu sei como isso vai ficar. Por diversas vezes já cheguei em casa com um sorriso de orelha a orelha pelo maravilhoso dia que tive no trabalho, quando todo mundo me ouviu, falei as coisas certas nas horas certas e me senti tão produtiva. E tantas outras tão decepcionada que nada funcionou, que não era o que eu achava, que o planejamento tá errado, que perdi tempo fazendo alguma coisa, que só chorar ia me fazer melhorar. Já pensei em atualizar meu curriculo, em procurar outra coisa, ou em dar mais tempo e tentar me acostumar mais. Acomodada é que não fico. Por enquanto permaneço, porque vejo a reorganização como uma oportunidade, e meu novo chefe já veio sondar novas responsabilidades a serem atribuídas a mim no futuro. Eu: "bien sûr!". Quem me conhece sabe que não sou de ficar empurrando nada com a barriga e gosto das coisas bem definidas. O bureau pode ser um ótimo lugar pra se fazer carreira, mas se algo não tá agradando tento mudar. Ficar insatisfeita é que não fico. Veremos o que o segundo ano de bureau tem pra mim. Aguardem cenas dos próximos capítulos! Hopefully, boas notícias!

Marcadores: ,