Andar de trem pela França


Na viagem pela França que fiz com a minha família no mês passado, só viajamos de trem. Foi preciso uma pesquisa antes pra avaliar como valeria mais a pena: comprar passes, bilhetes avulsos, combinações de bilhetes, etc. Achei que o deal que eu fiz foi muito bom e o melhor pro meu caso, então vou compartilhar com vocês.

Muita gente vem do Brasil a Europa passear e não sabe direito como funciona os passes de trem e nem sempre escolhe a melhor opção por falta de informação. Nem sempre as francesas dos guichês das estações de trem são simpáticas, atenciosas e pacientes pra dar toda informação que você precisa. Principalmente se você chega lá falando inglês. Este post vem para dar meu depoimento e ajudar aos necessitados.

É o seguinte: existem vários tipos de passes de trem que só podem ser usados por quem não mora na Europa por mais de 6 meses. Em outras palavras, é só pros turistas mesmo. O mais conhecido é o Eurail pass, que foi o que eu comprei pra minha mãe, vó e vô.

Coisas que são importantes saber sobre este passe:
As opções e casos são muitos, por isso é imprenscindível tirar um tempinho pra ler bem cada opção e avaliar o melhor caso pro seu objetivo de viagem.



No nosso caso, como nosso roteiro era Berna-Paris-Lourdes-Montpellier-Berna, comprei o passe Suíça-França para eles três, e pra mim, que moro aqui há mais de 6 meses, teria que usar o Interrail pass, que é o passe pra quem mora na Europa há mais de 6 meses. Só que é o seguinte: o Interrail não oferece as mesmas condições e opções que o Eurail. Além de ser mais caro, as combinações são diferentes, e no meu caso, não consegui encontrar uma que encaixasse no que eu queria sem que eu perdesse dinheiro. Então, achei melhor eu comprar bilhetes avulso mesmo na estação.

Importante também é verificar horários dos trens, pois aqui os trens partem às 12:34, 6:49, e se você chegar um minuto depois, um abraço. Os horários você pode checar na timetable que você recebe junto com seu passe, quando comprar. Ou pelo site RailEurope. Esse site nem sempre está funcionando 100%. Para nossa viagem pela França, usei também o site do SNCF, que é a companhia francesa ferroviária. Lá sim encontra-se todos os horários e preços certinhos, e aí me ajudou na hora de programar e saber que horas chegaríamos nas cidades, se teríamos que fazer hora até ir ao hotel devido a hora mínima para checkin, etc. Também diz se há troca de trem, quanto tempo entre a chegada e a saída do próximo trem numa troca, se é trem bala (TGV), se tem restaurante, etc.


Outra coisa interessante saber é que na teoria, há limite de assentos para quem está viajando com o Eurail pass. Em trens que são exigidas reservas, quero dizer. Se você for fazer uma reserva antes de entrar no seu trem no guichê da estação e lhe disserem que não é possível porque o limite de assentos para passe desta categoria foi atingido, não desista da viagem... Explico: aconteceu comigo e eu entrei no trem mesmo assim, pois minha mãe, vó e vô tinham o passe e podiam pegar qualquer trem, mas eu já tinha comprado antecipadamente o meu ticket avulso e se não fosse naquele trem, perderia meu bilhete. Me disseram no guichê, quando fui fazer a reserva do assento deles três, que a capacidade tinha sido atingida para aquele passe, mas se eu quisesse comprar outro bilhete, eu era bem vinda. Ah... fala sério, lugares disponíveis e não poder ir porque o limite de assentos para aquele passe foi atingido? Não aceitei. Disse obrigada e fomos pra plataforma. Tudo para não perder o meu bilhete. Fiquei tensa o tempo inteiro, até chegar o controle e pedir pra ver o bilhete. Mostrei, perguntaram se eu tinha reserva, eu disse que não, e sabe o que aconteceu? Quando eu achava que o trem ia parar pra gente descer bem ali no meio do nada porque não tinha uma mísera reserva, o controle disse "quer fazer uma?" .... ahahahahahahaha! Me deu vontade de pedir pra voltar lá na estação e falar com a mulher do guichê que tinha me dito que era impossível viajar naquele trem sem reserva e que como o limite de assento pra aquele passe já tinha sido atingido, eu não podia mais fazer reserva e não podia mais pegar aquele trem. Ora, se eu não pegasse aquele trem, ia implicar na mudança de tudo que vinha depois, na chegada no hotel, na programação, nas outras viagens, enfim. Foi um stresszinho básico, seguido pela história do hotel em Paris, mas que depois não tivemos mais problema nenhum.


Viajamos de Berna a Paris, de Paris a Lourdes, de Lourdes a Montpellier e de Montpellier de volta a Berna de primeira classe na maior tranquilidade. Foi ótimo. Os trens são muito confortáveis, você não se preocupa com trânsito, a maioria dos trens tem restaurantes, tá sempre na hora e a paisagem é fantástica.


Marcadores: , , , ,