Chegada em Paris

Oi?
Ainda tem alguém lendo este blog? Tá tão abandonado que deve ter gente que já deve ter perdido a paciência já de esperar por atualização. Mas aqui estou eu cheeeeia de novidades e coisas pra contar. Desde duas semanas atrás, mas os acontecimentos são tantos que tive que parar e dar prioridade ao blog, senão não escrevo é nunca. Voltei de Luxemburgo na madrugada de segunda pra terça e terça fui pro trabalho que só vendo. Mas é tanta coisa pra fazer que já tô no pique de novo, e com sono acumulado claro. Mas isso não é problema. Deixa eu contar: Paris. Como contei no post anterior, eu quis porque quis realizar o sonho do meu avô de conhecer Paris. Então chegaram meu avô, minha avó e minha mãe no aeroporto de Zurique num domingo a tarde, eu, Eric e Juca os esperando, foi um encontro emocionante. Mas já na segunda a tarde pegamos o trem Berna-Basel e o TGV Basel-Paris.


















De Berna a Basel pegamos o trem IC (Inter City) normal, em Basel trocamos de trem e pegamos o TGV (Train Grande Vitesse = trem de alta velocidade) para Paris. No total, foram 4 horas e meia muito bem viajadas, admirando a paisagem da nossa janela.


















Por volta das 19:30 chegamos em Paris, com sol, pegamos um taxi e fomos em direção ao hotel que reservei pela internet. Deixamos as malas e saímos pra aproveitar o restinho do dia. O hotel ficava próximo a Champs-Élysées, a grande e famosa avenida de Paris.


















A avenida estava toda enfeitada com bandeiras das cores da França pois há poucos dias tinha acontecido a celebração do 14 de Julho, que é o Dia da Bastilha, como o nosso 7 de Setembro.
Como não tínhamos almoçado muito porque meus avós não estão acostumados a viajar de trem e não sabiam se iam passar mal durante a viagem ou algo do tipo, chegando em Paris e andando por lá, logo logo a fome bateu, então procuramos logo um local na calçada da avenida e fomos comer uma pizza. Só pra constar: ninguém passou mal durante a viagem. Viajar de trem é muito bom!


















Achar um lugar pra comer na Champs-Élysées mesmo numa segunda-feira não foi fácil não. É a cidade mais visitada do mundo, então principalmente no verão é lotada de turistas. Mas encontramos um lugarzinho muito agradável chamado Le Deauville.

































A felicidade que vi estampada no rosto do meu avô em estar comendo uma pizza quatro queijos que é a que ele mais gosta e tomando um vinho nacional é impagável. Na véspera do meu aniversário, depois de 1 ano de Suíça, estar em Paris com minha mãe e meus avós comigo é meu maior presente. Estávamos todos tão felizes, ainda bem que as fotos estão aí pra comprovar.

Anoiteceu enquanto jantávamos e depois nos deparamos com a avenida toda iluminada e talvez com mais gente que de manhã. Um passeio até o Arco do Triunfo para digestão não é nada mal.

































É a terceira vez que vou a Paris. Fui em 2004 e fui ano passado passar o fim de semana com amigos do mestrado que tinham ido a França apresentar um paper. Ir a Paris é sempre maravilhoso. Mas foi a primeira vez que andei pela Champs-Élysées a noite e vi o Arco do Triunfo iluminado.


















Não adianta, não me canso dessa cidade, é linda, iluminada, magnífica. Quero ir mais e mais vezes.


















É claro, por ter tanta responsabilidade em ser a cidade mais visitada do mundo, há grandes desafios. Muita gente, muito consumo e uma coisa que me desagradou desta vez e que não vi de outras vezes, talvez porque nunca tinha ido no pico das férias, foi a sujeira!!!


















Os lixeiros não eram suficientes pro lixo de tanta gente e a cidade tava muito suja, com cantos cheios de copos, garrafas, sacos e restos de comida, e os lixeiros sempre cheios sem espaço pra mais um grão de arroz. Paris precisa se capacitar melhor pra este grande desafio que é suportar seus turistas. Mas a beleza e a alegria do passeio foi tanta que isso ficou ofuscado. Aí foi só nossa chegada. Volto pra contar dos passeios por Paris no dia seguinte, que... ah, era meu aniversário!

Marcadores: , ,