Fim da estadia em Paris

Depois de levar meus avós pra conhecer a Torre Eiffel, a catedral de Notre Dame e o Louvre, eu tinha parte do meu objetivo atingido. Tínhamos mais um restinho de dia em Paris, antes de partir para Lourdes.


















Então fomos passear pela praça da Concórdia e pelo Jardin des Tuileries.


















O Jardim das Tulherias liga a praça da Concórdia ao Museu do Louvre, e é encantador.


















Na entrada deste jardim, há uma livraria, onde eu comprei um livro com fotos de Paris na Belle Epoque, "bela época" em francês, que foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX e foi até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, mais ou menos. Quando se fala na belle epoque, fala-se na atmosfera intelectual e artística que rondava a Europa naquela época. Aí que o livro que eu comprei contém fotos de Paris nesta época, e eu abri o livro e vi lá no Jardim das Tulherias mesmo, fotos do espaço que eu estava como estava há cerca de 100, 100 e poucos anos atrás, com homens jogando jogos de bolinhas, mulheres com vestidos que vemos em filme com cavalos do lado, e crianças brincando de bambolê. De repente, olho ao meu redor, e imagino todo aquele parque como acabei de ver na foto, é impressionante se dar conta da evolução, das mudanças das roupas, e ver Paris lotada de turistas, mas com outros olhos. Como o mundo mudou mesmo.

Continuamos nosso passeio e íamos a direção da Boulevard des Italiennes onde queríamos visitar umas lojas bacanas. Mas no meio do caminho, estamos normalmente parados no sinal esperando para atravessar a rua, quando meu avô percebe que está do lado de nada mais nada menos do que o Café de la Paix.


























E nossos planos mudaram rapidamente de procurar lojas bacanas a sentar no Café de la Paix. Este bar e restaurante é famosíssimo e muito popular em Paris desde quando foi aberto em 1862. Muita gente famosa e importante já sentou aí, era um importante ponto de encontro durante a mesma belle epoque que falei há pouco.


















Em 1975, este lugar foi declarado como lugar histórico pelo governo francês.


















Meu avô bom conhecedor e leitor de livros em francês que é fez muito bem em mudar nossos planos. Ele tinha que sentar e tomar uma taça de vinho nacional no famoso Café de la Paix. O serviço não é mais digno de belle epoque, mas valeu a visita.


















O café fica bem próximo a Opera, que é a Academia Nacional de Música.


















Continuamos nosso passeio, mas logo começou a chover e as lojas a fechar suas portas. Então adiantamos nossa volta pro hotel, e preparar para o novo dia quando continuamos a viagem pela França deixando Paris e indo em direção a Lourdes, no sudoeste da França, já perto da Espanha. Mas isso eu conto no próximo post. Fechando os posts sobre Paris, só tenho a dizer que foi simplesmente maravilhoso poder viajar com minha família, mesmo que por curto tempo, levar meus avós a conhecer a cidade da luz foi uma realização pra mim e pra eles. Mas acho que isso já deu pra perceber ne?

Marcadores: , , ,