Stress no trabalho

Desde antes de sair de férias, as coisas no trabalho já estavam tensas. Houve a tal reorganização que comentei aqui, mas na prática ainda não mudou nada pra mim porque não podemos parar os projetos que estamos trabalhando no momento e reestruturar processos imediatamente. Aí, beleza, mudei de chefe, tivemos reuniões com o novo time, reuniões em grupo, apresentações, reuniões individuais, onde me foi oferecida uma nova tarefa muito interessante, que em suma é participar da reorganização de segurança e processos do nosso principal produto e do departamento de tecnologia em geral. Adorei. Continuar com testes e trabalhar com processos seria bem desafiador e mais responsabilidade pra mim. Do jeito que eu gosto. Mas seria algo pro futuro, quando terminasse o projeto que estou agora e faria parte da reorganização. Massa. Maravilha. Só tenho que continuar o que tô fazendo e esperar pra também começar a nova tarefa e os outros projetos na fila.

Só que aí tudo continuou mais ou menos como estava e as pessoas que me irritam continuaram a me irritar. Não porque querem me irritar diretamente, mas porque primeiro não fazem seu trabalho, e segundo porque gente que não tem nada a ver com o que eu tô fazendo quer se meter no que eu tô fazendo e dar ordem sem ter pra quê. Quase quiseram (quiseram não, foi só uma pessoa) cancelar minhas férias alegando que eu não tinha feito o que era pra eu fazer no prazo e teria que estender a tarefa, quando mostrei e provei por a mais b que cumpri o que estava no escopo e o que tinha sido designado a mim e saí pras minhas férias tranquila.

Sinceramente não sei o que há com algumas pessoas. Não sei se são assim o dia inteiro, com todo mundo, ou se só é comigo, mas tenho a impressão que algumas pessoas só agem na maldade, na malícia, sem necessidade e sem razão. É um ar pesado, sombrio, uma coisa desconfortável, você chega se sente mal só em estar perto. É compreensível que alguns dias você está de mal humor, dormiu mal, tá cansada, saco cheio, sei lá. Mas passa ne, tudo passa. Como pode ser assim sempre, gente, sempre? Todos os dias, todas as horas do dia? Não entendo mesmo.

Desde que cheguei de férias de volta ao trabalho, essa mesma que quis adiar minhas férias, grudou em mim e com o ok do meu gerente, que é um zero a esquerda quando se trata de gerência, queria supervisionar tudo que eu fazia. Calmamente e com o alto nível de tolerância que eu aprendi a manter, fiz tudo que tinha que fazer com ela do meu lado dando pitaco. Admito que prefiro trabalhar com gente tipo o zero a esquerda do que a quer ficar botando o dedo no meu bolo. Se não ajuda, não atrapalha.

No início desta semana, fiquei responsável de retestar o fix de 26 bugs, dos mais variados, do crítico ao bobo, do que precisa de horas, de configuração, ao que rodo em 15 minutos. Sem problemas, adoro desafios. Quando diminuíram o prazo de um mês para 2 semanas pra fechar os 26 bugs, não estremeci e continuei aceitando. Só que os bugs envolvem coisas da aplicação que eu nunca vi, então essa semana foi a semana de sair pentelhando os desenvolvedores perguntando como funciona isso e aquilo pra poder ter certeza do que eu tô fazendo. Também não me incomodei, faz parte do meu trabalho.

Mas quando dependo de gente que não faz o que tem que fazer, que atrapalha o que eu tenho que fazer e estou fazendo, gente incompetente, que não sabe trabalhar sob pressão, que fica fazendo corpo mole pra trabalhar, aí, meu amigo, você me tira do sério meeeeesmo! Só não estou mais chateada com isso hoje porque é sexta-feira, porque se eu tivesse que voltar aqui amanhã e continuar tendo que trabalhar com esse cidadão, olhe, eu ia ter que me segurar. Pelo menos a previsão do tempo pro fim de semana é de muito sol e vou poder espairecer e respirar por 2 dias antes de continuar nesse incêndio que tá meu trabalho. Como se já não bastasse esse stress hoje, ainda me chega a outra que queria acabar com as minhas férias, (aliás, é a mesma que deu em cima do meu namorado, lembram?) pedindo pro zero a esquerda pra repassar o teste que eu deveria escrever depois que eu terminasse esses testes dos 16 bugs na próxima semana pra outra pessoa que nem analista de teste é. Detalhe: eu já havia começado a escrever e tive que parar por causa dos 26 bugs que são prioridade. Aí zero a esquerda simplesmente "sim, claro, no problem"......... Arrrrghhh!!! Meu irmão, no problem nada, o teste era meu!!!! Ele nem me consulta pra saber em que pé está, porque eu já havia começado, e muda assim o planejamento como um piscar de olhos, não sabe nem no que isso vai impactar.

Gente, tô muito chateada. Muito. Eu adoro meu trabalho. Acho hiper interessante o sistema, os projetos que estou e tal, mas essas pessoas específicas acabam com a minha saúde! Se não fosse meus amigos que faço a pausa da tarde e tomo café da manhã pra compartilhar das opiniões e stresses, eu ia surtar aqui ao fim do dia.

Minha esperança é que o meu novo chefe já percebeu que o zero a esquerda não gerencia pitomba nenhuma e ele tá afim de mudar as coisas, só Deus sabe o futuro dele. Eu não desejo o mal a ninguém, mas não venha atrapalhar meu trabalho, vá fazer nada longe de mim! Outra coisa boa também é a nova atividade com segurança e processos que ele quer que eu faça. Então espero que depois do fim desse projeto, as coisas possam melhorar. Porque assim não tem condições. Mas também, sem querer ser boazinha agora, sei que tá todo mundo tenso e stressado porque o projeto tá no fim, e no fim o negócio sempre aperta e fica todo mundo inseguro se vai dar pra entregar a tempo, se vai dar certo, enfim. Mas boazinha só se ferra, então não me ajuda em nada pensar assim. Vamos falar sério: é todo mundo adulto, experiente, tem que tá preparado, gente! Tem muita gente capacitada por aí querendo a vaga deles, ninguém se dá bem no trabalho fazendo corpo mole e infernizando a vida dos outros, é ou não é?

Ai, ai, sei não. Espero que o fim de semana seja bom. Preciso dar banho em Juca que ficou numa fazenda com uma família que tinha 5 cachorros enormes enquanto eu estava em Luxemburgo, e voltou fedendo que só vendo, o bichinho. Além disso, fui convidada a ir à casa do meu ex chefe que é casado com uma brasileira e é super gente boa. Vai ser bom poder conversar com eles. Espero voltar pra trabalhar na segunda-feira mais paciente.

Marcadores: ,