Liefrange, o country side de Luxemburgo

Se quando tem um feriado, ou mesmo nas férias no Brasil, as pessoas se organizam para ir à casa de praia, passam o dia ao sol, andam de jet ski e surfam; em Luxemburgo, nas férias ou num feriado, as pessoas vão para o country side. Na verdade, não é nada de "country", o sentido é ser fora da capital. E uma das cidades a margem do lago Haute-Sûre chamada Liefrange é um dos destinos comuns dos luxemburgueses que se interessam em velejar.



Eu não me aventurei a velejar nem mesmo a tomar banho porque a água, apesar de ter feito sol (às vezes), ainda era muito fria. Aparecia uma nuvem e já tinha que correr pra vestir o casaco.


A cidade é bem pequena e não tem mais nada pra fazer se não for ir pro lago. Uma paz, uma calma isolada do mundo, é um lugar ideal pra descansar. Eu consegui até esquecer dos problemas, mas admito que já tava com saudade de casa. E olhe que a Suíça não é nenhuma Nova York.


Mas o que foi legal mesmo dessa viagem foi conhecer algo que não é muito popular para turistas. Não tinha quase ninguém em Liefrange que não era luxemburguês. É realmente um lado da região frequentada por gente que tem casa pra passar temporada, que vai no fim de semana pra velejar e tal. Eu curti. Foi bom ver algo da perspectiva dos "insiders". Foi lá também onde conheci a maravilhosa cerveja belga Leffe.


Andando nas estradas de Luxemburgo, em pouco tempo você está na Bélgica, daqui a pouco você anda mais e já está na França, na Alemanha. Então o país é muito influenciado por produtos dos países vizinhos. E pra não dizer que foi tudo ótimo maravilhoso, uma coisa que Liefrange tem de ruim são as moscas!!!! Nunca vi tanta mosca na minha vida. Me recusei de tirar foto porque fiquei agoniada com tanta mosca, mas devia ter tirado pra provar que não é exagero meu. Na casa que eu estava, tinha bem umas dez daquelas raquetinhas que mata mosca e era o tempo todo cada um com uma. Mas isso era em casa. No lago, não tinha. Então, o negócio era ficar no lago! Nos arredores tem as cidades um pouco maiores onde tem escolas e supermercado, e eu conheci uma chamada Wiltz, que é muito lindinha também. Um clima de cidade de interior. Uma graça!

Marcadores: , ,