Luxemburgo

Cheguei! De bom humor agora! Chega de stress por causa do francês, ne. Ninguém merece mesmo. Só tenho a agradecer aos comentários e a força por quem escreveu ou desejou em pensamento. Faz parte e eu sei disso. Então vamo tocar a vida pra frente que o melhor que a gente faz. Falando em tocar a vida pra frente, lembrei que esqueci de falar sobre Luxemburgo. E como (tocando a vida) as próximas viagens estão logo ali na esquina, não quero esquecer e lembrar de novo quando já tiver outra viagem pra escrever sobre. Então, aqui estou eu pra falar do pulo que dei em Luxemburgo no mês passado, antes que o país desapareça do mapa!


Brincadeiras a parte - meu humor hoje tá bom até demais - Luxemburgo é um dos menores países da Europa e faz fronteira com a Bélgica, França e Alemanha. Tem menos de meio milhão de pessoas e é o único grão-ducado ainda existente. Chama-se de grão-ducado um território onde o chefe de estado é o grão-duque. Muito chique. Nessa foto aí de baixo, do lado direito, é a sede do governo, onde o senhor grão-duque atual Henrique Alberto deve manter suas atividades de chefe de estado.




*Pois é, eu novamente com essas fotos gigantes...* mas se não for assim não dá pra ver direito.

O país foi invadido e ocupado pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e aos poucos foi conseguindo sua independência, até ser obrigado a sair da neutralidade e se juntou a aliados contra os alemães na Segunda Guerra. Por isso, foi invadido de imigrantes procurando refúgio e a fortaleza que se vê na capital até hoje próximo ao centro antigo é a prova viva desta história.



Luxemburgo é um país de três idiomas: o alemão, o francês e o luxemburguês, que, diríamos é a mistura dos dois anteriores. Muito esquisito. Tentei entender alguma coisa vendo o jornal, mas só consigo captar algumas palavras. A capital do país também se chama Luxemburgo e é uma cidadezinha muito bonitinha, pequena, organizada e o centro antigo segue ainda a tradição de capitais européias com cafés, bares, restaurantes, praças e eventos acontecendo no sábado a tarde, mas muito menos movimentada que capitais européias mais badaladas como Madrid, Roma, ou até mesmo Berna.



Mas eu adorei conhecer a cidade. Mesmo sendo um belo sábado de sol, não tinha muita gente, podemos andar pelo centro tranquilamente. Sim, porque eu tiro por Berna, dia de sábado, tá impossível andar no centro dia de sábado a tarde.

A moeda é comum a da União Européia, o Euro, mas a cidade não é cara, não é badalada. É quase como a Suíça, assim, o interior da Europa, só não tem os alpes.



Marcadores: , , ,