A Suíça tá longe de ser conhecida pela sua vida noturna, bares, boates e afins, é verdade. Aqui em Berna então, não tem muitas opções de festas que bombam e vão até o dia clarear, atrai gente de outras cidades e a cidade não dorme, aqui não tem disso. A cidade dorme muito bem e há regras de onde os lugares podem funcionar com música e são sempre muito bem isolados acusticamente pra não perturbar muito os arredores. Em Zurique, a maior cidade do país, sim, normalmente é mais agitado, em Genebra também, mas ainda acho que não tem jeito de vida noturna de cidade grande. Cidade grande suíça não é só uma cidade grande. É, em primeiro lugar, suíça.
Mas, é claro, aqui também existem lugares para ir à noite, um teatro, uma apresentação, dançar, beber e conhecer gente. Aqui, as casas noturnas não funcionam todos os dias do ano. No verão, por exemplo, quando o sol se põe por volta das 10:30 da noite, as boates não funcionam, pois é a época de fazer atividades ao ar livre, ficar bastante tempo ao sol, e 10:30 da noite as pessoas normalmente estão chegando em casa da piscina ou de um banho no rio, então não é negócio pras boates funcionar.
A "temporada" começa em Agosto/Setembro e durante o outono e a primavera é quando as festas realmente acontecem e enchem de gente, pois no inverno é frio demais pra sair a noite sem ter que usar aqueles casacos pesadões. Então a não ser que você tenha um carro que o deixe na porta do lugar que você vai, pra ficar o mínimo de tempo possível exposto ao frio, é melhor ficar em casa. Não dá pra ficar andando de vestido e meia calça até a estação e ficar esperando o trem no vento, então a frequência já diminui um bocadinho nessa época.
Eu acho muito legal o fato de ter bares e boates aqui onde você não paga pra entrar. Há vários (não muitos) aqui em Berna, e é bacana porque você entra, fica um pouco, sente se tá agradável e se não tiver, pode ir pra outro lugar sem ter tido que pagar entrada no lugar anterior.
É claro que aqui também existem lugares onde você tem que pagar entrada, e obviamente como quase tudo por aqui, não é barata, mas que normalmente quando é assim, tem um DJ conhecido tocando, uma seleção de músicas mais atualizada, um público mais seleto e vai até mais tarde do que nos lugares que não paga pra entrar.
Aqui em Berna, e na Suíça em geral, você vai encontrar balada de vários tipos. Tem boate que toca tutz tutz a noite inteira, tem lugar que toca música pop mixada e house, tem lugar que toca hip hop até não aguentar mais, tem lugar que só toca música latina e reggaeton. A maioria se resume a isso principalmente. As festas latinas, por exemplo, onde se ouve música cubana, colombiana, mexicana e até o funk carioca, são bem populares por aqui. Como os suíços não são o povo com o maior gingado do mundo, há muitas escolas de dança espalhadas pela cidade e eu já conheci várias pessoas que fazem ou fizeram já aulas de dança. Então, à noite, elas vão praticar e mostrar que aprenderam os passos nas casas noturnas que tocam esse tipo de música. Eu admito que quando vou pra essas festas, me divirto só de ficar olhando o povo dançar. Em geral, é sempre muito animada.
Por aqui existem boates que são transparentemente organizadas por faixa etária. Há lugares onde só tem teens, há lugares onde só tem oldies, e há lugares onde tem o que existe no meio. Normalmente você tem que mostrar documento pra entrar, e nas festas teens às vezes tem de um cair de tanto beber, o que você não encontra com frequência em festas de gente mais velha. O que reforça a minha desconfiança que no fundo no fundo, nós somos todos iguais, não importa onde nascemos e vivemos. Na noite daqui, tem paquera, tem cocktails, tem homem traindo esposa, mulher traindo namorado, menina chorando, um cara no canto tentando dançar. Nada de outro mundo. Eles só são meio desengonçadozinhos pra dançar, os suíços. Mas são simpáticos, puxam conversa, são cavalheiros e podem conversar com você em vários idiomas! Que internacional!
Eu não tenho carro, então geralmente ou vou de carona com alguém que conheço ou vou de tram, e ou volto pra casa de carona ou de taxi, que sempre tem por perto, já que o transporte público de madrugada só funciona com o Moonliner, que é uma linha especial de ônibus apenas com algumas paradas estratégicas e com horários bem espaçados, e nunca me é conveniente. Uma vez eu até já andei pra casa às 3 horas da manhã. Não há perigo em andar nas ruas de madrugada. Os bares também são muito agradáveis. Não sou nenhuma rainha da noite, mas na minha opinião, neste sentido, mesmo não sendo o forte daqui, a vida noturna bernense não me decepciona.Marcadores: amigos, berna, festas, vida na suíça