A prática leva à perfeição


















Na minha segunda festa de housewarming quando me mudei pro meu atual apê, há quase um ano atrás, resolvi cozinhar alguma coisa que fosse típico do Brasil pros meus convidados que vinham de diversos países. Algo que não fosse muito difícil e desse pra agradar todo mundo. Sem ser nada formal, ne, afinal eu não puxei aos dotes culinários da minha tia e sempre almoço na rua, janto qualquer bobagem e tô satisfeita, então a decisão de cozinhar algo foi mais que um desafio pra mim. Por sorte, na época, assisti de camarote uma mineira fazer a massa do pão de queijo aqui na Suíça com amido de tapioca, ingrediente fundamental encontrado numa loja asiática que fica lá no fim do mundo. Sim, porque polvilho aqui não tem. Pão de queijo congelado também não. Aliás, já ouvi falar de uma casa portuguesa que vende mas só Deus sabe aonde fica. Então o jeito era ir até a loja asiática lá no fim do mundo mesmo, comprar o amido de tapioca, fazer a tal massa do pão de queijo e rezar pra que ficasse bom. Da primeira vez, foi uma aventura, sujei cantos na cozinha que depois não sabia como tinha conseguido tal proeza. Mas, sabe que com o tempo, não é que a gente aprende mesmo a ter mais jeito pra coisa? Não que da outra vez tivesse ficado ruim, mas desta vez, o pão de queijo ficou divino, perfeito, de-li-ci-oooooo-soooo!!!!


















Como é bom fazer as coisas e agradar a gregos e troianos. A quantidade desta generosa bandejinha não foi suficiente, mas foi tudo, e em questão de minutos, estava tudo já devorado. Aproveito então pra compartilhar aqui a receita e o jeitinho que usei pra fazer essa maravilha. Quem mora fora do Brasil e também carecer de polvilho, pode tentar encontrar esse amido de tapioca ("tapioca starch") em lojas de comidas asiáticas que são bem comuns por aqui, e saborear um pouquinho dessa nossa tradição. Só não me responsabilizo pelos quilinhos a mais!

A propósito, descobri que pão de queijo é também bem comum na Bolívia, Paraguai, Argentina e Colômbia. Mas o nosso é mais gostoso, ne não?


















Então vamos lá. A receita dá pra uns 50 pães de queijo. Depende do tamanho que você fizer a bolinha, claro, mas os meus 50 são do tamanho dos da foto aí de cima.

Pão de queijo

Ingredientes:
- 300ml de leite
- 150ml de óleo
- sal
- 400g de amido de tapioca ou polvilho
- um ovo
- 350g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
1- Coloque 300ml (uma caneca) de leite + 150ml (meia caneca) de óleo + 2 colheres de sal numa panela e deixe ferver um pouco (não muito, não deixe o leite subir, obviamente).
2- Coloque 400g de amido de tapioca (3 canecas) numa vasilha.
3- Quando a mistura que está na panela estiver fervida, coloque na vasilha e misture tudo com uma colher de pau.
4- Eventualmente a colher de pau não vai ser suficiente pra misturar tudo homogeneamente, então misture com a mão.
5- Quando a massa estiver homogênea, acrescente um ovo e continue mexendo com a mão.
6- Enquanto mexe, vá colocando o conteúdo de um pacote de 350g de queijo parmesão ralado na massa gradativamente.
7- Continue mexendo até a massa tiver cara de massa.
8- Ligue o forno e deixe esquentar em fogo alto por 20 minutos.
9- Enquanto o forno esquenta, coloque papel manteiga numa forma.
10- Coloque uma gota de óleo na mão, e com uma colherzinha de café pegue uma parte da massa e enrole como uma bolinha e vá colocando as bolinhas na forma.
11- Após 20 minutos de forno ligado e bolinhas prontas, coloque a forma no forno a 220, 230 graus e deixe lá por 10 minutos.
12- Bom apetite!

Marcadores: , , , ,