Locarno


Finalmente fui conhecer a parte italiana da Suíça. Locarno é uma das principais cidades do sul da Suíça e é conhecida como um dos lugares mais ensolarados do país. Infelizmente não pude confirmar essa crença, pois sábado foi um dia nublado e frio.


Locarno é uma cidade bem pequena e um dia é mais que suficiente para explorá-la a pé. Não há trem direto de Berna pra lá e eu tive que fazer uma troca em Lucerna na ida, e em Bellinzona e em Zurique na volta. A viagem de trem dura em média 4 horas, cada trecho.


Ir e voltar no mesmo dia é super cansativo, pois são quase 8 horas no total, de trem. Mas se for fazer isso, o passe que eu usei é a melhor opção. O Daypass (tageskarte, em alemão) pode ser usado junto com o cartão de meia tarifa (halb-tax). Pra quem tem o halb tax, o passe do dia sai por 54 francos na segunda classe e pode-se viajar com praticamente todo trem dentro da Suíça naquele dia. Se fosse comprar bilhete avulso, com a meia tarifa, Berna-Locarno ida e volta sairia por 76 francos!

Eu fiquei mais que exausta ao final do dia e do passeio, mas feliz, pois valeu a pena. Na ida peguei o primeiro tram do dia pra chegar à estação a tempo do trem das 6h. Ainda escuro, mas nada que uns cochilos no trem, um livro e a bela paisagem da viagem não resolva.




O centro da cidade se resume a Piazza Grande, uma grande praça com lojas, bares e cafes. É o foco da cidade e é lá que acontece o famoso festival de cinema anual (em agosto).


Na minha opinião, lá é claramente perceptível que não se está mais na parte alemã ou francesa da Suíça. A arquitetura e a estrutura das ruas e praças já é diferente e, obviamente, lá se fala italiano.

Andando e conhecendo os arredores próximos ao centro, chegamos ao Castello Visconteo. Aproveitamos a simpatia do tio da recepção que fez um desconto e fomos conhecer.



As origens do castelo datam do século XII quando foi construído para uma família chamada Orelli. Em 1342 o castelo passou a pertencer a uma família importante de Milão, os Visconti.



Passamos por algumas igrejas e praças, e queríamos visitar o santuário de Madonna del Sasso, mas a igreja já estava fechada, já era tarde, estava frio e nublado e não valeria a pena subir o bondinho com tanta névoa lá em cima. Oh well, fica pra próxima.

Locarno é uma cidadezinha super simpática e organizada, adorei conhecê-la. E pra fechar, a graça.

Marcadores: , , ,