A represa de Verzasca e o maior bungy jump do mundo

Ainda próximo dos arredores de Locarno, na parte italiana da Suíça, há diversas cidadezinhas (e não são poucas) com algumas dezenas de habitantes. Saímos de carro rodando as sinuosas curvas até chegar a um lugar bem conhecido, próximo do Vale Verzasca. O lugar é conhecido devido ao dique com 220 metros de altura que existe por lá.



É considerado que a barragem ainda faz parte do Vale Verzasca. A represa foi construída entre 1960 e 1965 e forma o lago di Vogorno, uma reserva artificial. Puro concreto, a barragem retem cerca de 100 milhões de metros cúbicos de água e até onde consegui encontrar registro, é a 25a. maior barragem do mundo e é capaz de gerar 105MW de eletricidade.


Ganhou fama quando foi cena de filme do James Bond 007, filmado em 1995, o Golden Eye. Desde então, esse cenário é palco do maior bungy jump do mundo. Pessoas de vários lugares vão até esta barragem "só" para experimentar pular quase em queda livre lá de cima barragem abaixo. Também já foi cena do programa "The Amazing Race".


Tirando a vista de lá que é magnífica, o resto, ou seja, o bungy jump e o vento que só faltava levar a gente voando eram bem perturbadores. Tenho curiosidade de saber qual a sensação de saltar de bungee, mas não tive coragem, muito menos começar pelo maior do mundo, ne. O vento, a altura e a paisagem já tava adrenalina demais pra mim. O preço do salto é 170 euros.



Apesar de ter sido um dia frio e nublado, deu pra ficar paralisado com a grandiosidade da coisa. Mas admito que fiquei mais paralisada ainda quando vi uma louca pessoa saltando de bungy jump láááá do alto onde eu tava, assim na maior, sem gritar e sem hesitar.


Por causa dessa brincadeira, a barragem é também conhecida por ser a saída de muita gente que se suicida aqui na Suíça. Existe até um telefone de ajuda com gente especializada no outro lado da linha para tentar convencer aos que ainda hesitam em cometer tal coisa.



Bonito é, mas é preciso prudência.

Marcadores: , ,