Shnit - festival internacional de curta-metragem




















Pela primeira vez na vida, fui a um festival de curta-metragem. O Shnit é um festival internacional de curta que acontece em três cidades: Berna, Köln (Colônia, na Alemanha) e Cape Town, na África do Sul. 3 cidades, 5 dias, 1 festival. Aqui em Berna não acontece os melhores eventos do mundo sempre, mas a cidade até que é movimentadazinha e aparece umas coisas legais que não são só direcionadas a turistas. Aí quando fiquei sabendo do Shnit, fui no site pra saber melhor do que se tratava e ter certeza que não era programa de índio. Mesmo sem ter certeza que não seria programa de índio, me interessei. Na programação, há diversos módulos como filme alemão, filme suíço, internacionais, animação, e vai acontecendo em mais de um lugar da cidade.

Fui ontem com a Pri e a Jamille - super interadas do assunto - ao Kornhaus assistir ao módulo 3 de competição de filmes internacionais.




































Assim que chegamos, mudei logo a impressão inicial e vi que não se tratava de programa de índio coisa nenhuma. No  módulo que a gente escolheu pra assistir eram oito filmes de vários países e a gente recebia um papelzinho pra dar a nota pra cada um de 1 a 5 e concorrer a prêmios, como não sei quantas entradas pro cinema em Berna, assinatura de jornal e tal.

A entrada custou 15 francos e o primeiro filme começou logo depois da breve boas vindas da organizadora, pontualmente às 20h. O primeiro filme era israelense e meio paradão. Comecei a ficar com sono e voltar a achar que era de fato uma furada essa história de filme alternativo. Mas era curta metragem e o filme logo acabou pra dar continuidade ao festival e aos outros filmes que definitivamente me convenceram e caracterizaram o evento como muito do interessante. Gostei, curti e captei a criatividade dos filmes de em tão pouco tempo significar tanto e conseguir transmitir direitinho a mensagem que queria.

Sem querer ser spoiler, mas já sendo... já está no youtube mesmo! Posto aqui o último que foi passado ontem, e o melhor, na minha opinião, o espanhol hiper mega ultra curto "Los Gritones".



O festival vai até domingo, dia 10 de Outubro.

Marcadores: , , ,