Conhecendo Bratislava, Eslováquia

A idéia de conhecer Bratislava surgiu simplesmente pelo fato de ser tão perto de Viena. Em uma hora de trem, apenas a 60km de Viena, essa coisa de poder conhecer outro país já tão diferente do miolo europeu assim tão facilmente me atraiu bastante. Então me informei e assim quando me certifiquei que era isso mesmo, procurei saber como chegar à estação de Viena de onde saía o trem para a capital da Eslováquia, e no nosso último dia em Viena fomos conhecer Bratislava.
O clima do domingo não era dos melhores, mas pelo menos não chovia. Bratislava tem uma população de quase 430 mil pessoas e é bem pequena. O centro da cidade se resume à praça Hlavné námestie e arredores.
Pra falar a verdade, eu não sabia muito o que esperar da Eslováquia. Não conhecia ninguém que já tinha ido lá e o pouco que consegui descobrir antes de ir pra lá foi o que li na internet e alguns poucos blogs de viagem que mencionam este país. Sendo assim, não reservei hotel nem nada por lá. Como é só uma hora de trem de Viena, reservei mais um dia em Viena, e nesse dia, pegaríamos o trem para Bratislava de manhã, passaríamos o dia lá e pegaríamos o trem de volta a Viena no fim do dia. Mas aí conversando com a Lu na noite anterior lá na casa dela, que na verdade foi a primeira e única pessoa que conheci (conheço) que já foi lá, me disse que de fato não se tem muito o que fazer e um dia inteiro talvez fosse até demais pra ficar por lá.
Mas eu tava tão contente com a idéia de conhecer a Eslováquia mesmo sem saber muita coisa de lá, que resolvemos ir mesmo. A Lu tinha dito que quando eles foram, foram num ônibus que tinha um único horário específico pra voltar, e que eles ficaram lá um tempão só esperando dar a hora de pegar o tal ônibus porque já tinham visto tudo da cidade numa manhã. Eu chequei na internet e como eu confirmei que havia trem a cada duas horas de volta a Viena, Bratislava continuou em nossos planos. É fato que não se tem muito o que fazer por lá, não é uma cidade historicamente atrativa e turística, e pra falar a verdade, o que acontece é que é difícil ser atrativa quando se tem gigantes como Praga, Viena e o grande destino turístico do meio da Europa principal tão próximo. Gente que vem conhecer a Europa quer em primeiro lugar conhecer o "principal". Depois, se sobrar tempo, vai conhecendo os não tão principais assim. A verdade é essa.
Mas Bratislava tem seu charme. Não só aparente mas de história. Comprei um livro lá com a história da cidade e do país e é bem interessante. A história é misturada com a da Hungria, Áustria e a antiga Tchecoslováquia obviamente. A cidade se tornou a sede do governo eslovaco após a separação da Tchecoslováquia em 1993. Bratislava não é apenas o centro político, mas também econômico, científico e cultural da Eslováquia. Conta com três universidades que reunem 60 mil alunos universitários que contribuem com sua parcela significativa na atmosfera viva e animada nas ruas da cidade antiga e pracinhas.
Bratislava é a maior cidade da Eslováquia e algumas pessoas dizem que é o "subúrbio" de Viena. Apesar de muita destruição na época da guerra e nos anos seguintes de regime comunista, a cidade hoje é vista com orgulho pelos seus habitantes em ser um pequeno centro cosmopolita. Alemão e húngaro ainda são falados no país, mas a língua oficial é o eslovaco, que também não aprendi um oi sequer.
Apesar de Bratislava não poder competir com suas vizinhas como Viena e Budapeste, os visitantes que lá decidem ir costumam curtir uma volta no centro, as praças arborizadas, as ruazinhas de pedestres cheias de lojinhas, cafes e feiras. Existem também concertos de óperas, teatro, museus, galerias que atraem os turistas.
Essas estátuas de bronze não personificam ninguém específico, mas andando pela cidade, é comum se deparar com umas estátuas em lugares e posições inusitadas. Seja para simbolizar o clima amigável e receptivo da cidade, seja para marcar e deixar vivo na lembrança o ataque do exército napoleônico à cidade, essas estátuas formam uma marca popular por lá.
O início da história da região data da idade da pedra, de acordo com evidências arqueológicas, segundo meu livro, de Martin Sloboda. Assim como as origens dos territórios das proximidades, que já comentei aqui quando falei de Budapeste, a primeira tribo que se estabeleceu por lá foi a dos celtas. Devido a posição estratégica próxima ao rio Danúbio, a região foi logo tomada pelos romanos. A grande transposição de tribos e povos que aconteceu na Europa a partir do século VII trouxe os germânicos à região. Seguidos por eslavos e magiares que governaram a região, invasões dos mongóis e hussitas, domínio dos turcos, a cidade se chamava Pressburg. Pressburg teve uma era dourada no reinado de Maria Theresa (1740-1780) ambos cultural e socialmente. Graças à presença da rainha, a cidade viveu um desenvolvimento sem precedentes. O apogeu acabou quando seu sucessor, o reformista Joseph II transferiu a capital da região para Buda, que era tudo uma coisa só.
Apesar da mudança da capital, Pressburg (Bratislava) reestabeleceu sua importância na metade do século XIX, expandindo seu centro industrial rapidamente. Após a Primeira Guerra e após a queda do império austro-húngaro, a cidade foi designada a então estabelecida nova república da Tchecoslováquia em 1919 como um importante porto no Danúbio e oficialmente renomeada a Bratislava.
Bratislava serviu de marionete fascista à Segunda Guerra e só a revolta nacional em 1944 salvou o país de ser contado como um dos perdedores da guerra. Seguindo a guerra, a Tchecoslováquia foi restaurada mas o comunismo veio ao poder até 1989, quando a revolução do veludo pôs finalmente um fim a tudo aquilo. O "divórcio do veludo", em 1993, separou oficialmente a República Tcheca da Eslováquia e trouxe finalmente a tão esperada independência ao povo eslovaco.
Hoje Bratislava é tida como uma cidade com alto nível de educação, forte economia e uma potência em crescimento da Europa. A Eslováquia tem 5 milhões de pessoas e faz parte da União Européia desde 2004. Desde janeiro de 2009, a moeda do país é o Euro e apesar do idioma ser uma coisa de louco, todos falam inglês ou alemão. Conhecer Bratislava foi uma grande surpresa. Muito agradável, elegante, organizada, vale a pena conhecer a capital da Eslováquia! Para saber mais, visite o site da cidade aqui.

Marcadores: , , ,