E o francês?

O francês vai bem, obrigada. Depois de tanta confusão na minha última turma, decidi ir até o fim do módulo que eu já estava matriculada e começar o módulo seguinte numa nova turma. Antes que alguém fale, não foi por causa do que aconteceu, mas tenho outros motivos. Primeiro que o horário da turma não era dos melhores: terças, das 19:50 às 21:20. Ora, 8 horas da noite começar a estudar, depois de já ter passado o dia inteiro trabalhando é dose. Mas se tinha me comprometido a isso e as aulas tivessem indo num ritmo legal, eu continuaria, faria o esforço. Mas além dos problemas lá, a professora constantemente acabava a aula 15 minutos mais cedo, ficava bocejando e não saía do livro.

Aliás aproveito até pra abrir um parênteses aqui. Falando em ser dose essa aula no fim do dia, não sei como eu aguentava na época de faculdade trabalhar o dia inteiro e ainda ir a faculdade a noite todo santo dia, fazer aula de piano e alemão no sábado, dar aula de inglês, ir a academia. Não sei como dava! Hoje não sei se tenho o mesmo pique. Já reclamo das aulas de alemão e francês que já me tomam algumas noites da semana, exigem esforço do meu cérebro, que dirá aulas de Cálculo e Circuitos Digitais depois do trabalho, prova, stress, afe. Tudo bem que tô fazendo uma pausa agora no curso de alemão, mas ainda assim. Fecha parênteses.

Aí perto de terminar o primeiro módulo, fiz a prova, passei com uma boa nota e achei uma turma que estava mais ou menos no mesmo nível que eu às quintas das 18:20 às 19:50. Fui lá, assisti uma aula experimental, gostei. Mas faltavam 2 semanas pra viagem e na aula seguinte a turma iria fazer o teste do fim do módulo que eu tinha acabado de fazer na outra turma. Perfeito! Deixei arranjado pra começar quando voltasse de viagem, quando a turma já estivesse na lição 2 do módulo novo, que é o B1. E começou ontem.

Na nova turma, estudo com dois alemães e três suíços. Como tem mais gente, o valor das aulas é mais barato. E o horário é melhor. E o pessoal parece ser mais legal. E a professora? É a mesma romena que fez a substituição na minha outra turma. Oh well. Ela não é má. Anyway, até o fim do ano tenho algum progresso a completar por lá. O sistema lá funciona como no padrão europeu de níveis (A1, A2, B1, B2, C1, C2) e no meu caso, hoje neste curso estou mais ou menos assim:






Além disso, o francês do trabalho continua toda quinta pela manhã. Nas últimas 3 semanas - nessa e nas mesmas semanas que eu estava viajando - tivemos uma pausa por causa do conselho administrativo que está acontecendo com gente de tudo quanto é país no bureau e todo mundo muito ocupado, mas na próxima semana já voltam as aulas normalmente. Ou seja, não perdi nada. E dia 2 de dezembro teremos um teste, ui!

Marcadores: