Festa da cebola "para maiores"

Zibelemärit em suíço alemão.​ Em alemão seria Zwiebelmarket. Em português, mercado da cebola. A Festa da Cebola! Todo ano, na 4a. segunda-feira do mês de novembro, comemora-se a festa da cebola em Berna, capital da Suíça. 
Eu já ouvi diferentes histórias sobre a tradição desta festa. D​izem que no século XIX esposas de fazendeiros de Murten vinham a Berna vender seus produtos, em especial ​ a cebola. Mas parece que a tradição mesmo vem de muito antes, do século XV, quando aconteceu um grande incêndio na cidade e pessoas de Friburgo ofereceram ajuda. Em retorno, os bernenses deram o direito às pessoas de Friburgo venderem cebolas por aqui. Seja lá o que isso quer dizer e o que realmente tenha sido que originou essa festa que dura até hoje, a cebola tá no meio​. Hoje em dia é uma grande comemoração, forte tradição na cidade, quando as escolas nem funcionam.
A festa começa super cedo, às 6h da manhã a cidade já tá lotadérrima com stands vendendo tudo quanto é coisa de cebola, torta de cebola, salsicha de cebola (argh!), etc. E durante todo o dia a festa acontece no centro antigo da cidade, com brincadeiras para crianças, confeti, buzina, apito, é tipo carnaval. Muita gente tira o dia de folga no trabalho pra poder participar da festa durante o dia. Eu, como trabalhei o dia inteiro, não pude conferir a festa acebolada durante o dia, então fui conferir a comemoração à noite. 
Saí do trabalho por volta das 18:30 e fui à cidade me encontrar com o Adrian que estava com mais um amigo e o irmão. A cidade tava só o resto, cheia de confeti no chão e os resquícios davam provas que a festa durante o dia tinha sido grande. O mercado da cebola mesmo já tinha acabado, nem cheiro de cebola eu senti (ainda bem!). Os stands já estavam fechandoe apesar de ainda ter muita gente na rua, à noite, só ​tinha a festa "para maiores". Fomos jantar num restaurante chinês e depois fomos num bar.  
Todo e qualquer bar da cidade antiga estava LO-TA-DO!​ Suíços animados como eu raramente vejo por aqui. Tipo como no carnaval, sabe. Aquela coisa uma vez no ano. Agora sei que são duas vezes por ano: no carnaval e no Zibelemärit. Durante o dia a festa é para as crianças e gente mais velha. À noite, a festa é em qualquer bar com música alemã tocando, povo cantando todas com todas as forças, fila pra entrar, empurra empurra quase estilo carnaval de Olinda, um calor louco lá dentro, gente fumando dentro do bar que nem pode, todo mundo amigo conversando e abraçando todo mundo. Uma festa que só vendo. 
Eu que tinha ido direto do trabalho com a roupa do trabalho, de manga comprida, gola alta, só faltei derreter. O amigo do Adrian, o Joël, muito engraçado com umas danças malucas, apesar de que quase não tinha espaço pra gente se mexer! Derrubaram cerveja na minha calça, no meu cabelo, ficou uma nhaca só. Meu sapato coitado, vou ter que aposentá-lo.. Mas foi divertidíssimo! Depois das músicas alemãs, tocou até o rap das armas e todo mundo cantava "parapapá"! Em plena segunda-feira. Só o festival da cebola mesmo.

Marcadores: , , , ,