Neve em Ticino!

Fim de​ semana passado fui a Ticino novamente. Ticino é a parte italiana da Suíça, mais ao sul. Indo de Berna, não tenho trem direto, preciso trocar ou em Lucerna ou em Zurique e a viagem dura pelo menos umas três horas. É o de menos quando vamos viajando olhando a paisagem fantástica da janela. E é mesmo fantástico, ne. Não só a paisagem mas viajo três horas confortavelmente num trem extremamente pontual, bacana e tal, e estou ainda no mesmo país, mas em outra região onde o idioma já é outro, uma região com outros costumes, outras tradições, ah... é magnífico isso, vai. Adoro esse país. Bom, aí passei o sábado andando em Bellinzona com a Simona, amiga do trabalho, e Juca. Ela é suiça-italiana nata. Ela vem de um vilarejo chamado Nante​, parte da cidade de Airolo, um município do cantão de Ticino.​ Mais suíça-italiana que ela impossível. A família tem o mesmo sobrenome do distrito: Leventina. Então daí você tira como eu estava segura, bem guiada e acompanhada. Depois posto sobre o passeio em Bellinzona que merece um post só.
Pois bem, Airolo fica a mais de mil metros acima no nível que Berna ​está no solo, por exemplo, então lá é muuuito mais frio. Airolo tem uma média de 120 dias de chuva e neve por ano, então o inverno lá chega mais cedo e vai embora mais tarde. A Simona passa a semana em Berna e nos fins de semana vai a Ticino, onde moram os pais. Nesta época, ela sempre chega ao trabalho dizendo que ​já tá frio em Airolo, que já nevou em Airolo, que tem não sei quantos centímetros de neve em Airolo, que em Airolo fez 0 graus enquanto aqui ainda estamos nos 10 e patati patata. Então finalmente eu fui conhecer esse danado de Airolo!
Dito e feito. Quando chegamos lá de trem, o irmão dela estava no carro nos esperando na estação para nos levar à casa dos pais deles, em Nante, mais acima ainda. E em Airolo mesmo quando chegamos já estava nevando um pouco mas aquela neve bem fraquinha, ralinha que quando cai no chão já é água. Aí no caminho para Nante, tome subir ladeira, voltas e mais voltas subindo a colina numas curvas mega sinuosas como só na Suíça tem​, e quanto mais subia, mais a paisagem mudava e mais neve eu passava a ver. Chegando lá em cima, em Nante, voilá, muita neve... e muito frio!!!
O bichinho de Juca acho que desacostumou com a neve e só queria ficar entrando em casa e de lá ficava olhando pra mim sem entender porque eu não entrava também. Acho que ele também estava com ciúme das minhas brincadeiras com a Blacky, a cadela da casa. Aproveitei um pouquinho da neve, a primeira neve que vejo desta estação, já que a neve que teve em Berna esta semana ​foi muito fraca e não conta.​ Mas hoje neste exato momento que escrevo este post, quinta-feira, 5 para as 10 da noite, ESTÁ NEVANDO DE VERDADE!!! Saí da aula de francês e começou a nevar de verdade, daquela neve grossa e densa que fica no chão e está nevando até agora! Neste momento, no termômetro da minha varanda está 1 grau. Os carros lá na rua já estão ficando branquinhos e amanhã quando eu acordar vai estar tudo branquinho branquinho lá fora! É claro que vou sair com a máquina na bolsa e tirar zilhões de fotos. Daqui a 4 meses ainda estará nevando e eu vou estar de saco cheio reclamando horrores que não aguento mais neve, branco, frio e tal, mas a primeira neve da estação é sempre especial, ne. Lembro da do ano passado. Então deixa eu curtir. E com a previsão deste fim de semana, acho que essa vai ser a paisagem que vai permanecer por algum tempo. E isso porque ainda falta 1 mês pra oficialmente começar o inverno!

Marcadores: , , ,