Outono em Berna - Rosengarten

Há 1 ano atrás, era a primeira vez que eu via a paisagem do Outono de perto. Fiquei encantada com a mudança das cores das árvores, das folhas caindo, da queda da temperatura nem tanto, mas achei tudo muito lindo. Hoje, depois do rigoroso Inverno, da Primavera e do Verão amigo que tive por aqui, no meu segundo Outono, posso dizer seguramente que se não fosse o frio que está por vir e que não tem dó nem piedade em alguns dias ainda nesta estação, seria minha estação favorita.



Não faz aquele frio horrendo. A natureza não parece que tá morta. Podemos nos vestir sem parecer desleixado com pouca roupa, mas também não precisamos nos encher de roupa e se encolher toda quando sai na rua, desviando o gelo na neve pra não escorregar. A quantidade de horas de luz de sol por dia ainda é razoável e a gente assiste ao vivo todos os dias um verdadeiro espetáculo da natureza.



Não é uma aventura-luta-pela-sobrevivência sair na rua, nem derretemos de calor. Todo lazer não se resume a ir à piscina. Os cafés estão cheios de gente. É uma época charmosa, igualmente delicada e até bucólica.


Mas é linda. E em Berna, capital da Suíça, parece que fica mais linda ainda. Como é linda essa cidade. Um passeio em Berna no Outono é muito mas muito agradável. Os parques, as ruas, a cidade parece um quadro. Em dias de sol, quando refletem e acentuam as cores em transição da estação, parece que o dia é mais feliz. Parece que a natureza tá pronta pra ser fotografada, pra incentivar músicos a compor uma bela canção, inspirar escritores a registrar frases inesquecíveis. É apaixonante o Outono.


Todas as fotos deste post foram tiradas do Rosengarten, que é um parque próximo ao centro antigo de Berna. O terreno já foi usado no século XIX como um cemitério. Em 1913 foi convertido num parque público (não me pergunte o que aconteceu com os defuntos) e desde 1917 é tido como o Jardim das Rosas, onde, como diz o nome em alemão, rosas são cultivadas, mas no Outono não podemos conferir tão bem. Hoje em dia também existe um restaurante lá e uma área verde onde crianças brincam, pessoas fazem picnic. Sem falar na vista para a cidade que é uma coisa sem igual.

Marcadores: , , , , ,