Viena - o palácio e os jardins de Schönbrunn

Então que pra fechar Viena, seguimos a dica da Lu, pegamos o metrô, o dia estava liiiindo de morrer e fomos conhecer Schönbrunn.
Este é o tipo de post que vai ter muitas fotos! Mas é a melhor maneira de tentar descrever a beleza e o sentimento de ter pisado ali.

Da descida da estação de metrô até a entrada andamos um bocadinho e começamos a ter idéia do tamanho da brincadeira que nos aguardava.
Quando finalmente chegamos ao portão de entrada, fiquei deslumbrada e fotografei cada passo, porque que coisa fantástica que é a grandiosidade deste palácio! E o que eu via naquele momento era só a entrada, ainda tinha os jardins de trás... foi demais! Lindo!
Quando fui me acostumando onde eu estava, abri meu guia e fui entender melhor a história do palácio. Esta humilde construção era nada mais nada menos que a residência de verão da família imperial. Em 1695, a pedido de Leopoldo I, uma parte do palácio começou a ser construída e o projeto todo só foi concluído em meados do século XVIII, já no reinado da imperatriz Maria Teresa.
Atravessamos alguns jardins e estávamos nas "costas" do palácio, que estava de frente pro sol, embelezando e fazendo nossas fotos brilharem mais ainda.
A rigorosa simetria da belíssima arquitetura deste palácio é ainda complementada por jardins enoormes, enchendo mais ainda os olhos dos visitantes. Os jardins são cheios não só de turistas mas de austríacos que vão passear com a família, filhos ou fazer exercício físico, subir correndo as ladeiras dos jardins ou correr pelos parques e alamedas repletas de árvores, fontes e estátuas.
Na subida e andança pelos jardins imperiais, além do sol que mesmo no Outuno até que tava esquentando um tiquinho, o caminho começou a ficar longo demais. Fomos nos afastando do palácio e começando a ter uma visão maior de todo o complexo. E que visão...
Além da vista lá de cima, o jardim lá do alto também é muito belo. Lá, há uma arcada que vemos bem pequeneninha quando chegamos às "costas" do palácio lá embaixo, e a medida que vamos subindo a montanha e chegando mais perto podemos apreciar melhor. Construída em 1775, batizada como Gloriette e conhecida como a gloriosa coroa da montanha atrás do palácio.
Além, é claro, do palácio e desta bela arcada, o complexo é repleto de jardins como eu já comentei. Além disso, há também um zoológico, restaurantes e é possível a entrada no palácio para visitar os aposentos reais. Não fomos. O dia estava muito lindo e ficamos "só" do lado de fora mesmo.
E já estava de bom tamanho, não tava não?
O complexo também abriga a Casa das Palmeiras (Palmenhaus) que é uma ampla estufa tropical onde são cultivadas plantas exóticas, a Casa das Borboletas, um labirinto de jardim e inúmeras fontes.
Passamos a tarde inteira em Schönbrunn. Com a lembrança e com essas fotos que não me deixam dizer o contrário, tenho certeza que foi uma tarde especialmente memorável. Quem for a Viena, me faz um favor e não deixe de conhecer o complexo!

Marcadores: , , , ,