Viena

Segundo meu guia da Folha de São Paulo, a Áustria existe como país há menos de um século. Mas graças a localização bem no centro da Europa, prosperou. O glorioso passado imperial faz parte de uma bela história que atrai os turistas, em especial a capital Viena.
A atual nação austríaca nasceu em 1919, quando os territórios que faziam parte do antigo império austro-húngaro conquistaram sua independência, como os pedaços de terra que são hoje, por exemplo, a República Tcheca, a Eslováquia, a Hungria. Mas os povoados que são hoje a Áustria já foram um dia habitados pelos romanos, por tribos germânicas, eslavas, turcos, todos atraídos pela mineração de ferro e pela rica produção de sal da região. As tribos germânicas prevaleceram e por quase 400 anos os Habsburgos dominaram a região e fizeram da Áustria uma nação rica e poderosa.
A Grande Viena tem 1,5 milhão de habitantes mas é uma cidade compacta, organizadíssima e bem servida de transporte público. O guia Eyewitness Travel divide a capital austríaca em 6 áreas no centro da cidade e mais umas seções não tão centrais, mas mesmo sendo tudo mais ou menos perto e nosso hotel ser bem localizado, tudo não é assim tão perto e não conseguimos cobrir as 6 áreas em 2 dias.
As fotos acima foram todas tiradas no complexo Hofburg, que é um enorme palácio antiga sede do poder austríaco por seis séculos. Os governantes foram mudando ao longo dos séculos e cada um foi deixando sua marca ali, de maneira que hoje os vários edifícios tem arquitetura que vai do gótico ao neo-renascentista do fim do século XIX. O complexo não parou de crescer até pouco antes da queda dos Habsburgos, em 1918.
É possível entrar e visitar os antigos aposentos reais com tours em horários específicos duas vezes por dia. Não fomos. Tem também os tesouros pra ver, vários museus, uma capela, uma igreja, a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação e os gabinetes do presidente da Áustria. Infelizmente não tivemos tempo e não entramos pra visitar nada disso. Nosso passeio por Viena foi muito mais outdoor. Também com o tempo lindo que nos presenteou, queríamos aproveitar o máximo de tempo possível ao ar livre. Mas deve valer muito a pena visitar o lado indoor do Hofburg.

Continuamos nossa andança, passamos por lindos parques e construções que cercam Viena por todos os lados, como falei no post passado. Fizemos uma parada na Opera para averiguar se as informações passadas pelos carinhas vestidos de Mozart eram verdade, e eram. Ainda assim, não conseguimos achar um concerto que nos convencesse e ficamos conhecendo a Opera só por fora mesmo.
Andamos mais um pouco e em pouco tempo estávamos na Museumsplatz, a praça dos museus, onde além de mais carinhas vestidos de Mozart e muito turista, estavam lá lindas construções que formam teatros e museus. De novo só conhecemos por fora, que já tava de bom tamanho.
O dia tava tão lindo que não entramos quase que em lugar nenhum pra visitar. Aproveitando ainda mais nosso último dia, seguimos uma das dicas da Lu e fomos conhecer Schönbrunn que é o palácio de verão dos Habsburgos e fica um pouco mais afastado do centro de Viena. E é a coisa mais linda desse mundo. Eu ia me arrepender se não tivesse ido. É tão lindo que vou dedicar um post só pra este passeio. Juro que vale a pena!

Pra encerrar nossa segunda noite em Viena, fomos gentilmente convidadas pela Lu para um jantar em sua casa, que coincidentemente ficava na mesma rua que nosso hotel! Andamos 5 minutos e estávamos lá!
Veio ela, a Mariana e o Pepe nos receber na portaria do prédio e que coisa mais fofa todos 3! Conheci a família inteira e foi um encontro muito engraçado, porque nos vimos pessoalmente pela primeira vez, mas já sabíamos um bocadinho uma da vida da outra! Ahahahah... e vendo a Mariana ali na minha frente tão linda querendo andar sozinha, e eu que só tinha a visto em foto, mais fofa ainda pessoalmente, gente! E o Pepe querendo participar da conversa? Só faltou Juca ali pra eles ficarem amigos ahahahahah... Mas foi tudo ótimo!  As companhias, as conversas, o jantar. Turistando em Viena e encontrar uma carinha "conhecida". Foi muito bacana. Fechou Viena com chave de ouro.

Marcadores: , , , ,