Bellinzona

No fim de semana que antecedeu essa nevasca toda que chegou por aqui, como falei no post da neve em Ticino aqui, fui conhecer Bellinzona, a capital de Ticino, o cantão italiano da Suíça.
Era sábado, chovia muito e fazia frio.

A cidade de Bellinzona é conhecida pelos seus três castelos: Castelgrande, Montebello e Sasso Corbaro, que foram considerados patrimônio histórico da Unesco desde o ano 2000.

Durante a Idade Média, os duques de Milão construíram esses castelos com o intuito de ajudar na defesa estratégica do lugar. Com o passar do tempo, Bellinzona foi incorporada a Confederação Suíça, tornou-se a capital do cantão italiano e mantém até hoje tradições italianas com um quê de suíças, resultando no belo jeitinho suíço-italiano.

A cidade tem quase (só) 18 mil pessoas e quase 30% disso é estrangeiro. Ticino recebe muita gente de fora que quer vir pra Suíça e termina batendo lá por ser "mais fácil" especialmente na questão do idioma. A língua falada lá é só o italiano, as placas, as lojas, o mercado, é tudo em italiano. Normalmente todos falam um segundo idioma (francês ou alemão), mas de fato só se ouve italiano lá.
O tempo que fazia naquele sábado não era dos melhores. Chovia uma chuva fininha mas que não parava um minuto e tava tudo molhado, e Juca também não cooperava, então daí você tira o aperreio fazer turismo desse jeito. Mas foi legal. Eu, ele e Simona conseguimos ainda conhecer um castelo, na verdade, o Castelgrande, o primeiro castelo da sequência dos três.
Castelgrande é o mais antigo e, de acordo com o meu guia, o mais impressionante castelo de Bellinzona. Na verdade, no século XII, a fortaleza romana que lá já estava construída foi renovada e expandida pelos bispos de Como. Depois, de 1242 até o século XV, os duques romanos transformaram tudo em castelo. As duas principais torres do Castelgrande se chamam Torre Bianca (Branca) e Torre Nera (Negra). Lá também existe um museu com documentos históricos da cidade, pinturas nas paredes e telhados bem interessantes.
Os outros castelos não fomos.
Uma pena, mas não ia dar tempo de ver tudo num dia só num dia daqueles, a chuva tava muito chata e resolvemos ir para Airolo e Nante logo cedo antes de anoitecer. Ficou pra próxima. E assim vamos conhecendo de pouquinho em pouquinho essa Suíça linda, mesmo com tempo feio.

Marcadores: , ,