Berna debaixo de neve

Fazer passeio no frio e na neve não é fácil. É fato. É agoniante, não dá pra curtir direito por causa do frio, não dá pra tirar foto sempre porque a luva não deixa e não dá pra ficar tirando a luva toda hora, e ficar sem luva menos ainda. Você tá cheio de roupa e quando bate o vento, corta tudo e o que você mais quer é entrar em algum lugar aquecido. Não é fácil. Não é fácil mesmo. Principalmente para nós brasileiros que não somos acostumados com essa friaca toda.
Mas olha, vou te contar, não morre não. Faz parte. Faz parte da "sobrevivência", faz parte do aprendizado, faz parte da vida ou do passeio no exterior. Pois é assim que a banda toca a maior parte do ano. Ajoelhou tem que rezar.
Mas quando você recebe visitas legais, mesmo com frio e com neve, sair e passear na cidade não é sacrifício nenhum, é uma alegria! É uma alegria receber pessoas queridas na sua casa e mostrar a elas a cidade onde você mora, sair pra olhar sob outra perspectiva a paisagem que você vê todos os dias e já está acostumado a ela, mesmo toda pintadinha de branco e um frio miserável.
Aqui tem feito um frio danado, como eu não tinha visto tão forte no ano passado. No inverno passado, mesmo contando com o tempo que passei de férias no Brasil em janeiro, a temperatura mais baixa que peguei, foi -16ºC, no ápice da estação, finalzinho de janeiro. Tava frio... Mas acabou, chegou a primavera, o curtíssimo verão, o outono, e agora estamos novamente nesse inverno rigoroso, com nevascas devastadoras fechando aeroportos, trazendo caos pro hemisfério norte e um frio demasiado intenso e constante.
É, esse inverno que começou agora vai durar um bocado ainda. Então o melhor que a gente faz é tentar aproveitar o lado bom disto. Faz frio? Faz. Muuuuuito! Então vamos vestir várias camadas de roupa, investir em bons casacos e acessórios de inverno como luvas, cachecóis e gorros bem quentinhos, botas e meias resistentes e sair sorrindo.
Sim, sair. Sair de casa. Sorrindo. Mesmo toda encasacada. Esquece a agonia das roupas, acostuma. É preciso. O que não dá é ficar em casa 24/7 e entrar numa rotina deprimente de casa-trabalho trabalho-casa. Não tem guitar hero, wii, filmes e séries que dê conta.
Já diz a minha amiga Jamille "Não tá fácil pra ninguém", tá todo mundo na mesma situação e o ciclo se repete todo ano. Então bora aprender esporte na neve, bora curtir as paisagens brancas, as belíssima montanhas que o país oferece, apreciar a culinária engordativa da estação e viver bem o inverno enquanto tiver tudo debaixo de neve porque depois quando acabar, vamos sentir falta de ver tudo branquinho. ...né?

Marcadores: , , , , ,