Ice Ice Hockey, baby!

O Hockey (ou Hóquei em Português) é um dos esportes mais comuns em terras onde é suficientemente frio para o gelo ser natural, como Canadá, países nórdicos, aqui na Suíça, etc. Quando morei nos EUA, meu "irmão" lá jogava hockey e era a primeira vez que eu fazia contato com tal esporte, pois no Brasil nunca tinha nem ouvido falar.
Aqui na Suíça o hockey é muito popular. Talvez até mais que futebol... humm.. muito mais que futebol!!! Suíço que é suíço mesmo, em geral, curte mais assistir uma partida de hockey do que de futebol. Pelo menos os que conheci e o que tenho visto por aqui até agora me asseguram a dizer isto. A Suíça tem muito mais tradição em hockey.
O campeonato mundial de hockey de 2009 aconteceu na Suíça e apesar de a Rússia ter ficado em primeiro lugar e a Suíça só em 9o, este ano a Suíça ficou em 5o e é sempre muito bem criticada. O campeonato suíço de hockey é uma festa interna a parte. É como o campeonato brasileiro de futebol. Os suíços sabem os nomes dos jogadores, acompanham os jogos, discutem, se soltam como só no esporte!
Então na terça-feira passada, no primeiro dia oficial de inverno, fui com o pessoal assistir a partida do time da cidade onde moro, a capital da Suíça, o SC Bern, contra o time de Fribourg, time da cidade já na parte francesa da Suíça. Um dos nossos colegas que assistia ao jogo com a gente é de Fribourg, então a gente foi mais por conta dele. Eu mesma nem sabia que ia ter jogo! E sabe que foi show de bola? Er, quer dizer... show de disco de ferro?!!
As equipes de hockey são formadas por 6 jogadores que patinam no gelo com uma naturalidade como se estivessem correndo na grama com um taco atrás de colocar o disco de ferro que vai deslizando no gelo no gol do adversário. Mas não é assim tão simples. É um esporte violento e agressivo. É cada pancada que eu não me surpreenderia se o cara desistisse de jogar após cada choque, mas aparentemente eu não sei nada mesmo de hockey, porque embora os jogadores vistam pesados equipamentos de proteção, mesmo depois das pancadas, eles se levantam e continuam patinando na maior velocidade lá no jogo como se nada tivesse acontecido.
O jogo aconteceu no estádio do time da casa, o PostFinance Arena, e estava lotadaço! Mais de 17 mil pessoas foram lá assistir. Obviamente a maioria era a torcida de Berna com gritos de guerra e uma energia onde só o esporte proporciona. Interessante é que no estádio não há aquecimento, pois a arena é puro gelo. Assistir aos três períodos de 20 minutos com intervalos de 15 entre um e outro toda empacotada faz parte do apoio ao seu time do coração. Na hora do gol, todo mundo comemora, grita, se abraça e nos intervalos se esquenta com gluhwein.
O jogo aconteceu dentro da liga nacional e o time da casa ganhou! SC Bern 5 x 1 Fribourg. Podem imaginar como a galera vibrou com a vitória, ne. Nos cinco gols, uma festa! O time de Berna hoje encontra-se na quarta posição na classificação geral do campeonato, enquanto o adversário, Fribourg, está em sétimo. A classificação parcial e mais informações sobre o campeonato suíço de hockey você encontra aqui.

Marcadores: , ,