Malahide - porque conceito de praia é relativo

Tem um inglês que trabalha comigo e é casado com uma irlandesa. De vez em quando almoçamos juntos e conversamos sobre diversos assuntos. Às vezes eu falo do Brasil, ele fala da Inglaterra e da Irlanda também, porque vai muito lá. Quando estamos falando de praia, eu sempre falo das praias que conheço no Nordeste e que é sempre muito quente, que no verão o sol é escaldante e é preciso protetor solar de alto fator. Falo das casas de praia, da idéia do veraneio, dos shows, do bronze e da grande grande festa que é ir à praia. Falo das praias na cidade, como a praia de Boa Viagem (ê saudade!) e como era bom e revigorante acordar e dar de cara pro mar. Ele olha pra mim incrédulo e finalmente me diz que a idéia que ele tem de praia vai totalmente contra minha descrição, contra aquela coisa que se vê na TV de Baywatch e tal.
A idéia que ele tem de praia é essa daí dessas fotos. A idéia dele é a lembrança que ele tem das vezes que foi à praia na Inglaterra e na Irlanda. Não é sempre exatamente assim, mas na maior parte do tempo ao longo do ano é assim sim: cinza e frio. Ele não tem lembranças de ir à praia de short e ficar lá sentado na areia de óculos escuros. Ele me disse que vai à praia cheio de roupa, casaco de moletom e touca, porque venta muito, e o vento é gelado.
Ele foi à praia poucas vezes na vida. A não ser que tenha um barco, uma lancha, aí é mais comum, porque praia pra ele é mais um porto com pouca areia. Ainda assim, no inverno não dá pra se aproveitar nada. E no verão se aproveita pouco. Aliás, no verão na Irlanda não é comum dias de sol, muito menos dias seguidos de sol. E não dá pra se divertir muito na praia com uns chuviscos, ne. A imagem que vem à cabeça dele quando eu falo "PRAIA" é isso aí. E eu sempre ficava meio que sem entender direito nas conversas, tentava quase que desenhar pra ele o sol amarelinho com os raios batendo e refletindo no mar brilhante, mas não, não adiantava muito não.
Aí na minha ida à Irlanda, pude finalmente entender. Vendo ali de pertinho aquele porto, aquela prainha parada, vazia e meio triste, me veio imediatamente à cabeça as descrições que esse meu colega tanto tentou me dizer de como era a praia pra ele. 
Malahide é uma cidade litorânea próxima a Dublin. É uma vilazinha de 25 mil pessoas, muito bonitinha. Tornou-se popular pela proximidade de Dublin - apenas 16km - pela praia (muita gente mora lá e trabalha em Dublin) e pelo castelo, o Castelo de Malahide lindo que eu não conheci. Morar lá, na beira da praia, não é barato. Mesmo com essa vista e esse conceito cinzento de praia, ainda é considerado luxo. Agora você imagina porque esses gringos que são acostumados a este tipo de praia quando vão ao Brasil ficam loucos com dias seguidos de sol e céu azul e com a praia tão bem colorida como a gente conhece.

Marcadores: , , ,