O Parque dos Ursos ao longo do ano

Não é a primeira vez que falo nesses ursos por aqui, não é mesmo? A primeira vez que falei (aqui) não tinha nem o hábito de escrever no blog direito e falei bem pouco, mas falei basicamente o que mais interessa sobre os ursos e a lenda que acompanha a história. Se você não viu ainda, visita lá o link. O parque dos ursos, ou o Bärengraben, também é presenteado com o maravilhoso Tramdepot, que também já falei aqui no blog, que é a melhor cervejaria tradicional da cidade, além de restaurante. Faça chuva, faça sol, o parque e a cervejaria são as principais atrações da cidade. Tenho provas!
Tramdepot no Verão
No verão, a cervejaria é abarrotada de gente e uma mesa? Só com reserva. 15 dias após a minha chegada aqui, eu inocente e sem conhecer a cidade, fui bater lá pra comemorar meu aniversário com as únicas pessoas que conhecia na época. No verão, todas as áreas da cervejaria são abertas e obviamente, as mesas do lado de fora no terraço são as mais disputadas. A vista é de cair o queixo.
Parque dos Ursos no Outono
Todo mundo sabe que o verão é beeemm curto por aqui, e logo logo as árvores começam a perder o verde e mudam para marrom, amarelo e laranja. A paisagem se torna mais bucólica, é o outono chegando. Eu particularmente acho a estação mais charmosa do ano. E o Parque dos Ursos continua agradável e bastante visitado. Nos dias bons, ainda dá pra sentar do lado de fora no Tramdepot e tomar uma cerveja se estiver bem agasalhado.
Tramdepot no Outono
Aí as árvores que estão mudando de cor começam a soltar as folhas e antes que você perceba, os galhos já estão secos, o frio já está insuportável, já não há mais mesas no terraço do Tramdepot, cai a primeira neve e paisagem vista do parque e os ursos ficam rapidamente assim:
Os ursinhos no Inverno
Eu admito que assim que cheguei aqui me assustei um pouco com essa história de urso e parque dos ursos assim aberto na cidade. Sei lá, ne, no Brasil não tem isso e eu achei muito aberto, muito desprotegido, esses ursos estavam muito perto da gente. Mas morando aqui, me acostumei. Os tais dos ursos são mesmo o mascote da cidade. TUDO aqui é de urso. Na bandeira da cidade, tem urso. No talher do restaurante que jantei hoje, tinha um urso desenhado, o talher era de marca de urso!

E quando o urso maior atacou um doente mental que se jogou lá no meio deles no final de 2009 e foi notícia em tudo quanto é jornal, aí é que essa história de urso virou manchete mesmo. Literalmente. Era capa do jornal aqui todo dia. O povo daqui estava mais preocupado em saber se o urso - que terminou levando um tiro do policial que estava próximo quando ele atacou o doente mental que se jogou - iria sobreviver, do que a vida do rapaz! Não tô brincando não. As pessoas conversavam na rua sobre o estado de saúde do urso. Eles são os "bichinhos de estimação" da cidade. Ave Maria, se alguma coisa acontecer a esses ursos, quero nem pensar no bafafá que vai ser por aqui.

O ursão sobreviveu, mas hoje vive isolado dos outros três pra controlar a agressividade. Os bichinhos são fofinhos mesmo viu. E mesmo na neve, fazendo os espectadores ficarem no frio pra assistir suas brincadeiras, vale a pena. Eles são uma graça. Enquanto a gente se distrai com os belos ursos, e tem que se distrair muuuuito porque o inverno é longo, a gente sabe, o tempo passa, e passa, e passa, e quando a gente já não aguenta mais, finalmente a neve pára, vêm as chuvas, os dias de sol voltam a aparecer timidamente e de repente não mais que de repente:
A primavera vai dando sinais e mostrando suas cores. Já podemos sair de casa com mais frequencia. Em dias alternados que dependem do humor da meteorologia, as mesas voltam pro lado de fora da cervejaria, até que começam a ficar mais frequentadas, mais frequentadas, e quando você vê: já é verão de novo! Eba!
Tramdepot na Primavera
VIVAAAA!!! Tem que comemorar! Vamos sair de casa! Os dias ficam mais longos, o frio vai embora e aí a capital da Suíça, seu principal cartão postal, a melhor cervejaria e a vista inigualável voltam a brilhar mais que nunca!

Marcadores: , , , ,