Posso falar mais?

Eu fico chateada porque esse emprego tinha tudo pra ser uma maravilha. Perto de casa, as vantagens​ de ser funcionária da ONU, ​seguro saúde, cursos de idiomas. Eu vim pra cá pra ficar, sem medo nem relutações, na cara e na coragem porque confiei que seria uma ótima oportunidade. 

Assim que comecei a trabalhar aqui, quando vi gente pedindo pra sair, pedindo demissão, ficava sem entender, o que poderia ter acontecido pra ter feito aquela pessoa querer deixar isso aqui, um lugar tão legal, um emprego tão cheio de vantagens. Adorava ir almoçar com gente de tantas nacionalidades diferentes. Ia empolgadíssima pras reuniões, tentando por tudo que eu tinha pra dar em cima da mesa em cada reunião, em cada situação.

Mas aí com o passar dos meses, fui percebendo que eu era a única empolgada a ir pras reuniões, a única que de fato queria contribuir pra melhorar o projeto que eu tava envolvida. Os outros não faziam nada, parecia que tava todo mundo no automático como Adam Sandler naquele filme "Click", sabe? Tanto faz como tanto fez receber um projeto bem crappy com 500 pontos fracos que podiam ser trabalhados, quanto receber um projeto bom que é só fazer o básico e tá ótimo. Não via ninguém empolgado pra trabalhar.

Passei a ficar assustada com o clima da minha sala. Passei a testar ficar sem puxar assunto, sem perguntar alguma coisa, e percebi que quando eu fazia isso, às vezes passavam dias sem ninguém abrir a boca, parecia um cemitério, todo mundo quieto, só se ouvia o barulho do teclado e do mouse. Os caras da minha sala não trocavam comentários sobre os testes que a gente tava fazendo junto, cada um só fazia o seu do seu jeito e pronto.

Um dia quando eu tava começando a aprender francês, cheguei na sala e ao invés de dizer "Good morning", disse "Bonjour", e depois disse "Bom dia", e depois disse "que idioma você quer que eu fale?"... sabe qual foi a resposta? "que tal não falar nada?"......... rapaz..... Olha, aquilo ali me marcou tanto. Nunca vou esquecer. Aliás, quando eu lembro me dá vontade de chorar. Chorar de raiva!!! Me dei conta que eu estava era sofrendo uma espécie de assédio no trabalho, assédio moral. Porque não é normal isso. Passei o dia mal, quieta, não trabalhei quase nada, no fim do dia fui pra casa e chorei mais, chorei de raiva e decepção. Mais raiva ainda por ter me deixado abater tanto. Eu não devia ter nem ligado, ou sei lá, reportado ao meu chefe, sei lá, mas eu simplesmente ouvi, parei de sorrir e fiquei na minha pensando como pode alguém tratar outra pessoa assim desse jeito logo de manhã cedo, e uma pessoa do seu time, que deveria trabalhar junto com você, olha, deve ter sido a partir daí que eu me dei conta que realmente aqui não ia dar. Que se fosse pra continuar trabalhando com gente dessa laia não ia dar MEEESMOOO!!!

A partir daí também deixei de ser trouxa, deixei de ser legal e tentei ser 100% profissional, quem eu já tinha mais proximidade ótimo, mas se não, só falava o essencial, não sorria mais pra algumas pessoas e uma nuvem negra foi instalada no meu andar, a tensão foi aumentando quando algumas pessoas estavam perto uma da outra. Olha, que clima ruim! Que atmosfera pesada. Passei a ficar super triste ao acordar segunda de manhã e ao dormir domingo a noite. E toda a minha semana, nas 8 horas que eu passava dentro desse prédio eram a pior parte do meu dia.

Fiquei muito abatida mesmo. Depois de ter aberto mão de tanta coisa pra estar aqui, investido tanto, tamanha decepção agora eu não estava preparada. Não podia ser verdade que não estava dando certo. Fiquei muito mas muito decepcionada. Minha família, meus amigos, meu namorado e meu cachorro foram aqueles que me ajudaram a não me entregar, a não explodir de raiva e retrucar. A manter a postura e me estressar só aqui. Em casa e lá fora, eu não vou me estressar, eu vou é curtir minha vida. Curtir o máximo possível pra valer a pena os stresses dentro do bureau. E valeu. Valeu mesmo, curti pra caramba e não me arrependo de não ter pedido demissão antes não. Acho que fiz tudo no seu tempo certo.

Agora tô sem paciência porque já estou no aviso prévio, mas seja quando fosse esse aviso prévio, aliás com quem quer que seja em qualquer lugar em qualquer época, trabalhar de aviso prévio nunca é empolgante ne. Enfim.

Várias pessoas já vieram falar comigo depois que ficaram sabendo da minha demissão, perguntam como fiz isso, como achei outro emprego, e tenho a impressão que alguns têm vontade de fazer o mesmo, sabe como é? Um veio perguntar se a empresa do novo job ligou pra cá pra pedir referências. Pô, ninguém pergunta isso se também não tá interessado em saber se estiver num processo seletivo de um novo emprego, se vai ficar queimado aqui porque vão ficar sabendo que ele tá querendo sair daqui quando ligarem da outra empresa pedindo referências. E esta semana mais um colega pediu demissão daqui. Será que não vão ver que tem alguma coisa errada neste departamento???????? Em 3 meses 4 pessoas saindo, num universo de 40, e são pessoas boas, significativas, bons profissionais, é uma grande perda! (in)Felizmente não vou estar aqui pra ver o que vai acontecer nessa novela.

Hoje é sexta e vc pode imaginar minha alegria, ne? Amanhã to indo pra Berlin passar o fim de semana. Passear, mergulhar na fascinante história da Alemanha e tirar muitas e muitas fotos. Bis dann!

Marcadores: , , , ,