Spiez

Spiez é uma cidade minúscula próxima a Berna. Aqui na Suíça não tem cidade grande cosmopolita e metrópole como em outros países da Europa. Eu costumo dizer que a Suíça é o interior da Europa. É um interior bem desenvolvido, é verdade, mas ainda assim, mesmo com Zurique, Genebra e bancos, tá longe de ser um grande centro comercial e de moda que dita regras e é super duper busy.
Aí com a visita de Nieta e família, fomos olhar nos guias da Suíça um lugar legal e perto que pudéssemos ir e voltar no mesmo dia, só pra dar um passeio mesmo. E as cidades escolhidas foram Spiez e Thun. Thun eu já tinha ido, mas Spiez não. Sempre ouvi falar que era lindo lá, mas nunca tinha tido a chance de ir, então fomos todos juntos no carro deles conhecer Spiez. 
Fazia um frio do cão. Não... vc não tem noção do frio que tava não... não tinha nem muita neve e a temperatura ficava entre 0, -2, -4 graus. Mas tinha hora que dava um vento que ... jesus amado! Tava vendo a hora de me olhar no espelho e ver meu rosto todo rasgado, porque olha, não tava fácil não. Era toda hora procurando um lugar pra entrar e se proteger um pouquinho, esquentar pra poder sair de novo. Um parto esse passeio, pense!!! 
Mas como dizia meus amigos da faculdade, tirando a parte ruim (o frio exagerado), o resto foi bom. Ora, também não posso reclamar muito ne, estamos no grande auge do inverno, queria o que? É frio meeeesmo!!! Mas Spiez é linda. Como praticamente todas as cidades que conheci até agora por aqui, parece de brinquedo, um cenário de um filme, tudo muito lindo.
Spiez no verão, ou até mesmo já na primavera, deve ser uma festa, porque as margens do lago Thun tem toda uma infra-estrutura, um jardim de cerveja (Biergarten), restaurantes, bares (tudo fechado com uma placa avisando que vão abrir em março de novo!), e o mais bacana: os prédios com apartamentos de frente pro lago, com barquinhos ancorados, imagina acordar com uma vista dessas!
Sensacional! Mesmo com muito frio, a gente pode ver que Spiez é um barato. Quero voltar lá no verão e fazer um passeio de barco.

Marcadores: , , , ,