Tandem


Alguém aí já ouviu falar de Tandem? No dicionário diz que é qualquer arranjo que seja um coisa atrelada a outra, como um assento um atrás do outro, como numa bicicleta de dois lugares, sabe como é? ​Eu confesso que não conhecia o termo, mas vivendo e aprendendo. 
Estou eu na minha sala nova, chega o mexicano que me deu a minha mesa de centro e as duas cadeiras que tenho na sala da minha casa falar comigo, e conversa vai conversa vem, ele perguntou do meu novo emprego. Eu vendo a hora da mulherzinha do RH vir reclamar de novo, mas não posso fazer nada, não vou expulsar as pessoas da minha sala, elas vão até a mim, não vou ser grossa nem antipática e mandá-los sair porque ela tá me vigiando. Isso pra não falar que ela passa tempo demais no telhado fumando, mas anyway. Conversa vai conversa vem​, ele falando que precisava melhorar o alemão pra conseguir trabalhar em alemão. Aí me disse que tinha começado uma atividade pra praticar o idioma chamada "Tandem". ... Hum? .... Pensei, pensei e... sei não o que é isso não. Aí ele foi explicar, e é o seguinte...
Em alemão chama-se "Sprachtandem". É uma prática de idiomas entre duas pessoas que querem aprender um idioma, e em troca oferecem a sua língua materna. A idéia ​é que, por exemplo, no caso desse meu amigo mexicano​, ele quer melhorar o alemão​, então ele procura uma pessoa que a língua materna seja alemão e em troca, oferece seu espanhol. Se encontram, conversam em espanhol e em alemão e assim acontece a prática. Não se paga nada nem ninguém por isso, não tem quadro, caderno, é uma conversa entre duas pessoas que têm o objetivo de melhorar um idioma. O ideal é que a pessoa já tenha um certo conhecimento do idioma que quer melhorar, pra poder ter uma conversa mais solta, aí as "regras" da conversa ficam a critério dos tandems. Pode-se conversar metade do tempo em um idioma, a outra metade no outro idioma​, pode-se conversar sobre qualquer assunto, filmes, livros, pessoas, qualquer coisa​, e aí durante a conversa a pessoa pode ir corrigindo errinhos que vc faz e vice-versa.
Cara, achei MASSA!!! Ele me contando e eu pensando "po, que arretado​, como eu não tinha pensando nisso antes?!". Perguntei como ele tinha achado isso e ele disse que é uma prática muito comum na Alemanha, e depois fui pesquisar na net e ... eureka! é mesmo!!! Tem vários sites que falam desta prática e em várias cidades pessoas colocam anúncio no jornal, em sites, na universidade, procurando tandems pra melhorar um idioma e existem clubes de tandems até. Achei em vários lugares falando a respeito​ e achei bem legal aqui, aqui, aqui e aqui, mas é só pesquisar no Google que tem zilhões de sites e blogs a respeito.
Falando com esse meu amigo, ele disse que tinha começado e tava sendo bem bacana a experiência dele e tal, e falou pra eu tentar também. Mas aí eu disse "oxe, quem é que vai querer aprender português aqui?". Ne? Mas ai ele disse que eu podia oferecer o inglês ao invés do português, pois eu já fui até confundida com americana pelo meu sotaque em inglês. Então tá ne. Resolvi procurar se aqui em Berna tinha alguém interessado​ em "tandemar" inglês por alemão e encontrei vários anúncios de gente querendo aprender francês, russo, árabe, neca de português, e alguns de inglês! Tem gente pra tudo nesse mundo!
Entrei em contato com uma e marcamos de nos encontrar. E ontem foi minha primeira experiência como Tandem!
No começo, enquanto eu esperava a minha tandem num frio de rachar na frente do restaurante perto da bahnhof, fiquei pensando que eu só podia ser louca de tá fazendo aquilo. E se fosse um psicopata se fingindo de tandem e me sequestrasse? E se fosse alguém bem esquisita como os caras que trabalham comigo e eu me arrependesse na mesma hora? Passou tanta​ coisa na minha cabeça, mas tanta coisa e eu quase vou embora. Mas antes de me decidir se ia embora ou se ficava, apareceu a minha tandem. Graças a Deus ela não é estranha nem nada e o encontro correu super tranquilo!  
A minha tandem é suíça daqui de Berna, tem 33 anos, é mãe solteira e está mudando de emprego também. E no novo emprego ela precisa de inglês. Está num curso 1x por semana mas acha que não é suficiente, porque ela quer ganhar fluência. Disse que sempre tenta combinar de falar inglês com as amigas, mas que no fim tá tudo sempre só falando alemão e nunca dá certo. Até que alguém comentou essa prática e ela resolveu por o anúncio no jornal e ver no que que dava. Mas ela disse que eu sou a primeira pessoa "normal" que aparece e é o primeiro encontro tandem que ela tem também! Isso porque ela recebeu vários emails esquisitos de gente de tudo quanto é tipo enviando foto, querendo marcar encontros com segundas e terceiras intenções, e ela nunca topou, porque ne, esse não é o objetivo do Tandem. Ainda bem!!!
Impressionante como tem gente pra deturpar tudo ne. A pessoa coloca um anúncio no jornal pra aprender um idioma, e outras pessoas vêem aquilo como.. ...aff, sei lá como!!!
Sei que conversamos em inglês e alemão por 1 hora e meia e falamos um bocado. Foi bem legal, ela me corrigiu algumas vezes quando eu falava alemão, eu ouvia ela falando alemão e perguntava algumas coisas de frases que ela falava, e caía na gargalhada quando nem me lembrava mais o que tava falando de tanto que a gente interrompia a outra com as perguntas e correções. Da próxima vez tenho que lembrar de levar um bloquinho de anotação porque ficar anotando no celular a frase que eu disse errado e como é a certa não dá ne. 
E ainda tenho a chance de relembrar meus tempos de Wisdom quando dava aula de inglês lá em Recife! Que tempo bom! Confesso que sempre que converso com alguém em inglês e ouço a pessoa falando did com o verbo no passado, ou falando they was, at last ao invés de at least, ou coisinha besta, dá vontade de corrigir, mas eu me seguro! E conversar com alguém que QUER que eu a corrija é excelente! Ainda mais se ela pode fazer o mesmo quando falo e erro meu alemão. Ô alemãozinho suado esse!

Marcadores: , , , , ,