The Heineken experience

The Heineken experience é o museu da cerveja Heineken, em Amsterdam. A Heineken é uma das cervejas mais famosas do mundo inteiro e estando pela 2a vez na Holanda, já era hora de conhecer essa famosa atração turística. Pra muita gente, esse pode parecer um assunto chato, um passeio chato e um post chato, e é verdade que atrai muito mais homem que mulher, mas oh well, eu gosto de cerveja e acho interessante a história por trás das fábricas e famílias que construíram a tradição, e acho um barato esse passeio.












Em Dublin, na Irlanda, origem da famosa cerveja preta, a Guinness, foi minha primeira visita a uma fábrica de cerveja e tudo era novidade. Os ingredientes, o processo de fermentação, os detalhes, tudo tudo, prestei bastante atenção e achei o máximo.

Agora em Amsterdam, a tradição é da cerveja amarela, a pilsener, que, bem mais que a Guinness, é bem popular no Brasil. Então domingo que estava nublado e muito frio, o mundo da Heineken foi a nossa distração da tarde. Passamos horas na excursão, vendo as exibições, filmes, painéis explicativos, conhecendo bem de perto toda a história e a corporação Heineken num passeio bem mais interativo que a Guinness Storehouse.
A Heineken tem uma fama diferente da Guinness. Enquanto a Guinness mantém aquela forte tradição de ser a cerveja a bebida histórica, símbolo dos irlandeses, aquela coisa bem bem tradicional mesmo de beber cerveja pra ficar forte, a Heineken, em contrapartida, tem mais fama de ser a cerveja da galera descolada, tem um investimento em publicidade pesado, e mais interessante que descobrir o segredo do sabor e dos ingredientes, a idéia que a gente tem quando sai de lá é que beber Heineken é coisa de gente super cool.





















Em todas as áreas da experiência que a gente passa no passeio, é inevitável perceber a tentativa de impressionar, seja pelas cenas de filmes com atores famosos segurando uma garrafa de Heineken passando a toda hora, seja pelas cadeiras de design moderno enfileiradas com luzes neon passando comerciais de cada ano da cerveja, seja pelo turbilhão de tipos de souvenirs a vender na lojinha, seja pelos bares ao longo do tour e as amostras gratis, é fato: eles levam o marketing a sério.

Eu não vejo problema nisso, cada marca foca no que acha mais interessante. E em Amsterdam tudo é válido. Minha opinião é que a Heineken é uma cerveja de gosto bem comum. Eu não sou especialista pra saber diferenças sutis entre uma e outra, a não ser que seja uma cerveja preta e uma amarela, aí é claro que a preta é mais encorpada, mais forte e tal, mas a cerveja amarela tem um gosto comum, e assim como a Heineken, há várias marcas de cerveja vendendo quase a mesma coisa. É preciso se destacar de alguma forma, e se a publicidade é o meio, que seja próspero o caminho dela.

Ela é ainda patrocinadora oficial de eventos esportivos como a liga dos campeões da UEFA, na Europa, e tá sempre na boca povo por aqui, literalmente.

O ingresso da experiência Heineken custa 15 euros para adultos, e você ganha amostra grátis e dois copos cheios no bar ao final do tour. É bem interessante aprender lá o porque de tanta espuma, como idealmente colocar a cerveja no copo, interagir com os holandeses do bar e conhecer os principais ingredientes que são a cevada, lúpulo, água obviamente e o processo de fermentação.
Então se vc assim como eu curte uma cervejinha, se interessa em saber mais sobre ela e estiver em Amsterdam, não deixe de visitar a Heineken Experience. Fica próximo a Museumplein (fomos andando de lá), o endereço é Stadhouderskade 78 Amsterdam 1078AE.


Ah, e depois dá uma olhadinha aqui no vídeo que fizemos lá
http://www.heinekenexperience.com/wall-of-fame/singalong/8BE6F64810B4D70D7BFA6191E4A799E7


.... ahahahahahahaha. Pena que só fica no ar por 2 meses no site da Heineken e não consigo copiá-lo :/

Marcadores: , , , ,