Lixo e reciclagem na Suíça

Aqui na Suíça tive que aprender a separar em lixos e áreas separadas tudo que no Brasil jogava num saco num canto só. Não que no BR eu fizesse questão de fazer tudo errado, simplesmente não sabia como fazer certo. Lá eu só via algumas poucas latas de lixo de cores separadas para metal, alumínio, plástico, mas sei lá, nem sabia quando alguém ia ali recolher aquilo e era tudo misturado. Perguntava pra alguém e ninguém sabia de nada sobre coleta seletiva.

Aqui na Suíça eu não perguntei a ninguém como isso funcionava, mas imaginei que fosse diferente. Desde que cheguei fui observando e aos poucos fui entendendo como funciona. Em primeiro lugar, os sacos de lixos na rua todos são de mesma cor. Depois outro dia andando na rua, vi vários jornais e revistas empilhados à noite e no dia seguinte não estavam mais. De outra vez, vi outra pessoa com uma sacola cheia de latas levando pra algum lugar. E o Eric depois me explicou direitinho como deve ser feita essa separação pra se desfazer do lixo de casa.

Primeiro lugar, os sacos de lixo são comprados no mercado e aqui em Berna são sacos azuis. Em outras regiões são pretos ou verdes, etc. Pode ser de 17, 35, 60 ou 110 litros e não é barato. 1 saco de 17l custa 0,90 francos, ou 1,60 real. 1 saco de 35l que é o que eu compro custa 1,70 francos ou 3 reais. Normalmente vende-se de monte, então eu compro 10 sacos de 35 litros, por exemplo, por 17 francos que são mais ou menos 30 reais! Isso para lixo doméstico. Se você colocar um saco qualquer na rua não vão levar. Vai mofar lá e se descobrirem que foi você que deixou aquele saco ali você ainda pode levar uma multa.

Nada de colocar papel, jornal, lata, vidro nem pensar. Quer dizer, poder até pode, mas os suíços reprovam isso até a morte e se você colocar lá um monte de coisa misturada além do permitido e descobrirem de quem é o saco, você também pode levar multa. É, país civilizado também enche o saco às vezes. Eu no começo achava uma chatice sem fim ter que separar tudo, me preocupar em onde guardar garrafa de plástico, de vidro e etc, mas sabe que acostuma. Hoje é automático. Garrafa de plástico tipo PET fica numa sacola de papelão numa área na minha cozinha. Latas em outra sacola. Vidros e garrafas de vidro em outra na varanda. E jornal vou empilhando tudo também.

O caminhão do lixo (lixo doméstico) passa 2 vezes por semana. Os dias e horários dependem da área onde você mora. No início do ano (e isso eu só aprendi esse ano), chega na sua caixa de correio um papel da prefeitura com todas essas informações em vários idiomas.


A cidade é dividida em áreas. Junto com o papel da prefeitura, vem um índice de todas as ruas da cidade e aonde a sua rua se encaixar, é a sua área.

Você tem que seguir as regras que se aplicam à sua área. A minha área é a "A", então pra mim a coleta de lixo doméstico é toda segunda e quinta-feira. O caminhão do lixo passa às 7 horas da manhã, então todo dia anterior a noite eu vou lá na frente do prédio deixar meu saco de lixo. E isso já é até um pouco passar dos limites, porque eu deveria ir antes das 7 da manhã deixar o saco de lixo, e não na noite anterior, porque assim o lixo vai ficar lá a noite inteira e pode aparecer algum rato, algum bicho abrir e rasgar o saco e dificultar o trabalho do pessoal do lixo no dia seguinte. Mas ainda bem que nisso todo mundo concorda e absolutamente ninguém que eu conheço acorda mais cedo pra deixar o lixo lá fora. Que bom.

O peso também é importante. Os sacos não podem passar de 25kg cada um. Se tiver muito pesado, o cara do lixo não vai levar. De novo, vai mofar lá e se descobrirem que você é o responsável, pode levar multa.

Neste papel do calendário da recolha do lixo da prefeitura, vem também o calendário de recolha de papel, jornal, papelão. Normalmente, as pessoas amarram pilhas de jornais com cordão e assim como o lixo, deixam para levar pra reciclar. É menos frequente, apenas duas vezes por mês em dias e horários específicos, de novo dependendo da área onde você mora.

Alguns prédios tiram seu container da garagem e colocam na frente do prédio pra dar uma mãozinha aos moradores, pois no container é só jogar tudo que é caixa, papel e jornal lá que o caminhão leva numa boa.

Mas normalmente, o que é mais visto e mais comum, são as pilhas de jornais e revistas na frente dos prédios. Papelão grandão de embalagem de coisas que você compra tipo móveis, aparelho de som, televisão, tanto pode ser cortado bem pequeno e mandar brasa nessa leva aí, ou jogar tudo grande mesmo em locais específicos na cidade e isso eu ainda nem sei.
Aconteceu de trocar os dias que os jornais e papelões são apanhados do ano passado pra esse. Então eu que não tinha prestado atenção no novo calendário que recebi, assim como outros desligados, deixaram os jornais no dia errado lá fora do prédio. O que aconteceu: o (espécie de) síndico do prédio tocou minha campainha pedindo pra eu retirar lá minha pilha de jornal porque o caminhão do lixo do papel só ia passar em dois dias, e eu não podia deixar lá.

Pois é. Tudo vem explicadinho mesmo no papel que depois fui ler de cabo a rabo pra não ser mais chamada atenção. Bom, pelo menos não levei multa.

Garrafa de plástico é outra chatice história. Junto tudo em sacolas na minha varanda e quando acumula bastante que eu realmente não posso mais deixar juntar, me rendo e levo até o Migros ou o Coop, que são os mercados mais populares da Suíça e tem dois bem perto da minha casa. Lá, há áreas específicas pra despejar lá garrafa por garrafa pra reciclar. Mas peraí, você precisa amassar bem a garrafa plástica antes de jogar lá. Sim, pra economizar espaço. Garrafas amassadas e jogadas, pronto, meu dever de cidadã está cumprido.

Pilhas e baterias também podem ser deixadas aí no mesmo local das garrafas plásticas ou em lojas de eletrônicos.

Para garrafas de vidro, já são outros 500. Em áreas específicas da cidade, (e isso não tem no papelzinho da prefeitura não) existem uns containers bem grandes onde vc joga lá as garrafas separadas por cores.
Não importa a hora. Os containers estão sempre lá, então é só ir, despejar as garrfas lá separadas pelas suas cores e de novo, dever cumprido.

Geralmente onde há containers para vidros, há também para latas. Para as latas, é preciso triturá-las antes de despejar no container. Então, por exemplo, nesse container da foto acima a direita, jogam-se todas as latas numa caixa no próprio container, e em seguida roda-se essa válvula para triturar as latinhas, e em seguida elas finalmente caem no container e seu trabalho está encerrado.

Quem mora aqui pela Europa deve ter sistemas senão iguais, bem parecidos com o daqui. E aposto que quem já mora há algum tempo também já deve ter acostumado com essas práticas que terminam fazendo parte do dia a dia nessas bandas. E melhor, ainda aprendemos a ter mais consciência, responsabilidade e ajudar e respeitar o meio ambiente.


------
29.04.2014 - Atualização! 
Veja a 2a parte sobre Lixo e Reciclagem na Suiça aqui:
http://www.elaeamericana.net/2014/04/lixo-e-reciclagem-na-suica-parte-ii.html

Marcadores: , , ,