Shoppings em Berna

Não é a primeira vez que digo que às vezes aqui na Suíça parece que se vive a parte do mundo real. É, sei lá, tipo pessoas que não conhecem uma música hiper mega conhecida, uma marca que pra vc é impossível alguém não conhecer, família que não tem TV em casa, coisas assim bem 'americanizadas'. Se comparado com nós obviamente são outros (e muito diferentes) costumes. Aqui parece que é todo mundo muito tranquilão. Não tem aquela competição acirrada de coisa de moda, quem tem aquilo melhor que o outro. Pode até parecer um pouco infantil se comparado ao resto do mundo, mas a ingenuidade e a simplicidade com a qual as pessoas aqui lidam com certas coisas é uma característica natural e nobre. Talvez quando eu estiver em Zurique, minha opinião mude. Mas pelo menos do que eu tenho visto até hoje aqui em Berna, que apesar da fama de ser meio lenta, querendo ou não é a capital da Suíça e não é tão 'interior' assim, essa característica é muito forte e de alguma forma se manifesta nos suíços que eu conheço por aqui.

Talvez seja mais uma prova que essa impressão faz mesmo sentido: aqui na cidade há 2 shoppings, shopping center mesmo, centro de compra fechado como no Brasil é tããão comum: o Wankdorf Center e o Westside.
































Na verdade, além desses dois, existe o Shoppyland também que também é um shopping, mas já fica mais afastado da cidade, pras bandas de Schönbühl, e pra chegar lá tem que pegar trem e estrada, então não tô considerando aqui pro post.
























Os shoppings aqui são, hm, digamos... diferentes. O Westside é bem novo, cheirando a novo. Foi inaugurado em 2008 e a construção e o design interior é bem moderno. Eu acho bem legal, no entanto, acho que o espaço não é muito bem aproveitado. Mas também quando olho pro Wankdorf e vejo tão poucas lojas lá dentro, já fico achando que o Westside tá bom demais.

































 
Sei lá. Além de ter poucas lojas, a praça da alimentação do Westside só tem 3 opções: McDonalds, massa e japonês. Mas ao olhar pro Wankdorf que só tem um restaurante chique e caro e um cafe também tá bom. O Wankdorf fica numa parte do estádio Wankdorf, a sede o YB, o time de futebol daqui, então é um 'plus' ter o shopping ali, porque o principal mesmo, a principal atração do centro Wankdorf é o estádio. Então pra complementar a área lá do estádio e o shopping de carona, do lado de fora do shopping tem o restaurante 11 Eleven que é bem legalzinho e uma academia, a Arena Fitness, que é onde eu estou estava malhando conhecendo.

Pra dar um pouquinho mais de crédito ao Westside, preciso dizer que ele também tem uma área de wellness, academia e tal, apesar de ser bem carinho. Mas conta também com uma grande rede de cinema lá instalada, a Pathé, que é demais (!), coisa que no Wankdorf não tem.


















Aproveitei o restinho de férias e a visita da mamys e a levei pra conhecer lá. Pouca gente, horário restrito, tranquilex. Nem agora que é inverno e tá frio aquilo ali enche de gente, tá todo mundo esquiando, that's for sure.

Mas tradição européia, muito mais popular que shopping fechado assim, é ir às compras no centro da cidade mesmo, aberto, onde tem muito mais lojas de tudo quanto é natureza. E não importa se tá calor, frio, chovendo ou nevando, o centro da cidade tá sempre cheio de gente. Vc anda pelas ruas abobadadas, passeia pela cidade e de quebra visita algumas lojas, porque é claro como vc já sabe, por aqui o xis da questão é outro.

Marcadores: , , ,