Curtas da Suíça

De tanto ir e vir e voltar de trem, estou pegando um hábito que não diria nem que é suíço, mas sim europeu: ler jornal no transporte. Falei aqui do 20 Minuten que ficam disponíveis na estação e algumas paradas de tram. Mas aqui é assim: o 20 Minuten é o jornal da manhã, que vc apanha de manhã cedo quando tá indo pro trabalho. Quando sai e pega o trem de volta pra casa, tem outro jornal, o Blick am Abend, (ou uma "Olhada da Tarde"), que também é free, tem uma abordagem diferente e mais ousada do que o 20 Minuten e tá disponível nas ruas a partir de 2 horas da tarde até 6, 7 da noite, hora do rush. Aqui sempre tem gente com um jornalzinho desses na mão.

Mas eu não vim aqui pra falar dos jornais. Vim falar das notícias dos jornais que li essa semana. Apesar de ter um monte de palavra que eu não conheço, com esse hábito eu pratico meu alemão e fico por dentro do que tá acontecendo por aqui. Às vezes eu ainda falo e discuto no twitter (segue aê!) algumas coisas que leio e achei que renderia um post.

Essa semana eu li que todos os partidos políticos da Suíça têm um objetivo em comum, e foi anunciado o desejo de frear a imigração no país. A Suíça tem um alto nível de asilados políticos, que são a grande massa de imigrante por aqui. Asilado político são normalmente aqueles de países árabes e pouco flexíveis, que não são de acordo com a política, regras e normas do seu país e por isso são perseguidos e torturados para forçar a conversão. Assim, essas pessoas procuram paz embasadas em leis dos direitos humanos e pedem asilo em países de alto nível de qualidade de vida para não serem mais perseguidas e terem uma vida digna, independente de crença. O problema é que tá tendo cada vez mais gente desses países repressivos que não estão de acordo com suas leis e terminam conseguindo asilo por aqui, pois aqui existe mais tolerância. Mais problema ainda é que nem sempre esses estrangeiros se adaptam ao país que os recebeu. Portanto, o governo quer chegar num acordo e arrumar uma solução pra frear a entrada de imigrante. Vamos ver o que acontece.

Outra notícia que chamou minha atenção foi o desaparecimento de duas gêmeas de 6 anos, Livia e Alessia, em Lausanne, parte francesa da Suíça. As buscas já se extenderam pela França, Áustria e Itália. No fim de janeiro, o pai sumiu com as duas meninas e o caso ganhou grandes proporções. Obviamente a mãe tá desesperada e já tem até página no Facebook, site e petição. A maneira como o desaparecimento aconteceu é muito suspeito e o pai parecia estar "só" fugindo com as meninas. Mas agora não há mais rastros e é tudo muito estranho. Queira Deus que essas meninas apareçam logo.

No Blick am Abend, li ainda um estudo comprovou que o gosto musical das pessoas identifica a personalidade dela. Quem gosta de Coldplay, por exemplo, é sentimental, quieto. Quem gosta de Lady Gaga é ousado e tem personalidade forte. Bom, na minha opinião não precisa de um estudo pra comprovar isso. Só me pergunto o que o estudo tem a dizer de pessoas que curtem Coldplay e Gaga ao mesmo tempo... porque nem todo mundo é sentimental ou ousado o tempo inteiro, certo?

Outra notícia que ocupou a manchete de vários jornais daqui, e não só os frees, foi a queda to telhado do Bernaqua, a área da piscina e wellness do shopping Westside, em Berna, na terça-feira a noite. Ninguém morreu graças a Deus, mas 5 pessoas foram pro hospital seriamente machucadas e eu não quero nem imaginar o susto que deve ter sido. O Westside, como já comentei aqui, é um shopping construído recentemente, moderno, e tinha essa área lá com academia de ginástica, piscina, sauna e centro de beleza. Eu nunca fui ao Bernaqua mas conheço gente que tem cartão de sócio de lá, e eu já fui a outras piscinas fechadas e é sempre cheio de gente. Olhe, o teto cair... uma verdadeira tragédia! A área permanece fechada e estão analisando a causa do acidente. Aff, horrível...

Bom, eu vou parar por aqui. Pelo menos assim a gente fica mais por dentro da realidade vê que nem tudo é só maravilha nesse primeiro mundo, ne. Bom domingo!

Marcadores: , ,