flashback to forward

Se eu disser que parece que foi ontem eu vou estar mentindo... mas não parece que faz tanto tempo assim. No final da década de 90, quando eu era uma menina cheia de sonhos, estudante de 2o grau em Natal, quebrando a cabeça com Química e Física, primeiro namorado, usando aparelho nos dentes, fazendo curso de inglês, gastava horas no quarto fazendo o que nem me lembro, e ouvia The Cardigans.

Sempre escutei muita música boa em casa pelos meus pais, mas Os Cardigans foram a primeira banda assim de minha escolha própria que eu gostei, curti, comprei cd, imprimia as letras das músicas, e acho que agora já lembro o que danado eu tanto fazia naquele meu quarto. Eu ficava era com o cd no repeat e acompanhando as letras das músicas.

Meus amigos na época brincavam que eu era a única fã dessa banda e o resto do mundo só conhecia "Lovefool". Não sei dizer qual música eu gosto mais. Mas lembro de uma "Daddy's Car", que tem uma parte que diz assim:

"From Luxembourg to Rome
From Berlin to the moon
From Paris to Lausanne
From Athens to the sun
our car became a spacecraft
flashing through the world
crashed down in Amsterdam"

Eu achava esse trecho o maáááximo!!! Ora, ir de Luxemburgo a Roma, de Paris a Lausanne, Atenas, Berlin, Amsterdam... caramba, pra mim era flashing through the world mesmo. Era uma coisa tão fantástica, mas tão distante, tão inalcançável. Se alguém chegasse pra mim e dissesse que alguns anos dali eu estaria aqui morando a uma hora de Lausanne e já teria conhecido todas essas cidades, eu não sei se eu daria risada ou ficaria aterrorizada.

Fato é que ninguém com bola de cristal chegou pra me dizer nada disso nem apareceu nenhuma fada madrinha pra me trazer até aqui. Hoje eu olho pra trás e vejo todo esse caminho que eu trilhei, escuto essa música de novo e me dá uma sensação boa, de realização, não de ter viajado pra caramba e realmente poder ter ido a todos esses lugares, mas uma satisfação e gratificação pela vida, pelas experiências, pelos perrengues, pelas pessoas que passaram pela minha vida, pelas que ficaram, pelos professores do colégio, dos cursos, pelos namorados, pelos bichinhos de estimação, pelas cidades que morei, pelos dias de sol quando eu pude sair saltitando na rua e pelos dias tenebrosos de inverno que me obrigaram a ficar em casa pensando na vida. Por ter conseguido enxergar além do que me era oferecido, por ter prestado atenção quando me deram lições, por ter tido sonhos que alimentaram a força de continuar tentando e não ter desistido deles, por não ter permanecido caída quando por mais de uma vez tiraram meu chão, por ter me entregado quando minha intuição mandou, por ter acreditado que há uma força maior olhando por todos nós.

Senhoras e Senhores: The Cardigans, Daddy's Car, ao vivo em Estocolmo, 1997.



We took off that sunny day
packed our things and went away
me and friends in daddy's car
to find out how summers are
found a card to send from wherever we went

From Luxembourg to Rome

from Berlin to the moon
from Paris to Lausanne
from Athens to the sun
our car became a spacecraft
flashing through the world
crashed down in Amsterdam

We'll take off some rainy day

pack our things and go away
families and hotelbars
to find out how summers are
find a card to send to some really old friends

Marcadores: , ,