A semana

Era uma vez um blog que era atualizado quase todo dia.... com o ritmo que a semana tá correndo, não tá nem fazendo falta a TV a cabo que eu cancelei e a comida na geladeira parece que tá ficando vencida mais rápido... será? A realidade é que a semana tá passando tão corrida que sobra tempo pra poucas coisas e eu preciso otimizar o tempo o máximo possível.

De manhã, acordo cedo ou um pouco mais tarde, dependendo se é dia de trabalhar aqui em Berna ou pegar o trem pra ir pra Zurique. Não tem que bater ponto e não tem frescura com isso, então eu me arrumo tranquilamente na paz e vou-me. Um parênteses mulherzinha aqui... Dificuldade mesmo tá sendo é arrumar roupa social pra ir pro trabalho, viu?! Agora que a primavera tá dando o ar da graça e meu guarda-roupa tá cheio de roupa de lã e casacos, fico me perguntando se deixei mesmo toda roupa mais leve que uma vez ocupou a maior parte do meu armário no Brasil.

Quero fazer um post Vestida Para Trabalhar como fiz da primeira vez e fez o maior sucesso, mas estilo primavera, uma coisa mais light, porque aquele post não serve pra agora. Não tem quem aguente esses casacos durante o dia.

De manhã ainda faz um friozinho e sai arzinho frio da boca, mas durante o dia a temperatura vai aumentando e quando saio pra almoçar saio só com um casaquinho fino como esse da foto mesmo. Não tô usando mais bota nem meias grossas. Agora é sapato aberto, meia fina. As vitrines são de enlouquecer qualquer um com tanta coisa linda e florida. Mas olha, chega dá pena em imaginar que essa estação passa tão rápido.

Anyways... quando vou a Zurique, que é a maior parte dos dias da semana, pego meu trem e agora já tô aprendendo a sentar do lado certo, já sei onde tem menos gente, já sei onde tem barulho, e já começo a ver umas caras conhecidas que tão no mesmo barco, quer dizer, no mesmo trajeto que eu (quase) todo dia. No trem, a viagem é tão tranquila e confortável que passa rapidinho. Vou checando emails pelo celular e twitter, e já estou com o hábito de pegar o jornal que tem de graça em stands, o 20Minuten, e começo já cedo a imersão de alemão que é meu dia. Esse jornal se chama "20 Minutos" porque teoricamente vc ô lê em 20 minutinhos, coisa rápida, notícias em reportagens curtas, é vapt vupt. Maaaas pra euzinha aqui que tô penando aprendendo ainda, levo uns 40 minutos. Mas tá bom. Aqui em Berna o 20Minuten está disponível em Alemão na estação de trem e em algumas paradas de ônibus e tram e é absolutamente de graça. Mas na parte francesa da Suíça, vc encontra o mesmo jornal em Francês. Como o trem que eu pego está vindo de Genebra e Lausanne, sempre encontro uma versão em Francês em alguma poltrona e às vezes pego pra ler em Francês também.

Falando em Francês, claro, o meu já está defasado depois de sair do antigo trabalho, pois não ouço e não falo mais com ninguém em Francês, além de ter deixado o curso. Agora pra mim o importante é só o Alemão. Mas no jantarzinho organizado pelo pessoal mais chegado do meu antigo trabalho que fui essa semana, além de matar um pouquinho da saudade dessa galera, também desenferrujei um pouco o Francês.

Bom, mas continuando... Chegando em Zurique, ahh... me dá uma sensação boa!

Saio da estação e vou direto ao Starbucks tomar meu café da manhã. Com meu latte quentinho na mão, espero meu tram junto com mais um monte de gente na mesma situação.

No tram, vejo tanta gente diferente pronta pra mais um dia de vida, indo pro trabalho, indo pro curso de Alemão, indo pro colégio, indo fazer esporte.

Olho pra fora do tram e tá Zurique todinha acontecendo, movimentada, tão chique aquela cidade e quando vejo, chegou minha parada. Desço.

A foto não tá das melhores porque tirei andando com o celular e o tempo de manhã cedo não tava ainda dos mais bonitos, mas ainda assim. É isso aí que tenho que lidar todos os dias. É aí que trabalho. Posso me gabar um pouquinho, não posso?! :))))))

Continuo a andar com meu Starbucks na mão e não demora até chegar ao escritório. Chegando lá, começo o "Guten Morgen!", pego o elevador, penduro casaco, guardo bolsa, tiro laptop e o dia de trabalho começa. Emails em Alemão, reuniões, discussões, ciclos e releases do software liberadas pra testar, configurar ambiente. Eu já deixo sempre uma aba no meu Firefox aberta no dict.cc, tradutor de Alemão que me ajuda demais durante o dia.

Tenho falado tanto Alemão que essa semana sonhei em Alemão e numa das reuniões percebi como é diferente a maneira que eu falo da maneira que escuto dos Alemães, e assim concluí que falo Alemão com sotaque suíço. ...é, eu sei, eu falei muito do sotaque daqui quando cheguei, mas calma lá, não é o dialeto, é o sotaque que os suíços têm quando falam Alemão clássico, e isso sim hoje pra mim é mais fácil de entender do que o Alemão da Alemanha, sei lá, talvez por eu ter ouvido tanto ou talvez porque é mais devagar e consigo escutar cada som. Sei que tive uma call essa semana com Munique, e só faltei arrancar os cabelos pra entender o que a mulher dizia com o sotaque alemão tão forte, como se fosse adiantar alguma coisa. Olha, falava tão rápido e quando era minha vez de falar, eu (tentando) falar na maior calma, até pra dar tempo de construir meu raciocínio em Alemão também né, porque não sou fluente.

O idioma tem sido o maior desafio desse novo trabalho. Desafio de conseguir me expressar, de conseguir me fazer entendida num ambiente onde não é só easy talk como normalmente se vê em cursos de Alemão. O trabalho em si eu tô adorando, tem tudo a ver com o que eu tinha em mente mesmo, então não é nenhum sacrifício. Tô fazendo o que gosto. Mas no Alemão, sinto que estou progredindo a cada dia, a cada semana, a medida que o tempo passa sinto que as palavras estão gradativamente vindo com mais rapidez à minha cabeça. Eu chego lá, eu chego lá.

Dessa forma, o dia passa tão corrido que quando vejo já são 7 horas da tarde. Agora com o horário de verão, 19 horas é 7 horas da tarde e o sol ainda tá brilhando lá fora. Quando não tem apéro, festinha, jantar ou coisa do tipo, ainda dá pra dar uma voltinha pelo centro, pois o centro lá não fecha às 19h, mas às 20h.

O centro de Zurique, a Bahnhofstrasse, tem muita loja legal, cafes com mesas na calçada e essa época do ano é uma festa!

Essa semana também tive um jantar de boas vindas pra mim no Kornhaus Keller, um dos restaurantes mais finos de Berna. Foi tão bacana, comi feito uma rainha e o fato de conversar a noite inteira em Alemão terminou sendo só um detalhe técnico.

Como já diz o ditado, depois da tempestade, deve vir mesmo a bonança. E deve ser mesmo sempre mais escuro antes do amanhecer, porque agora estou numa aurora boa danada. Passei tanto aperreio e sufoco no meu antigo trabalho que não vale nem a pena lembrar. Mas como também já me disseram: é importante essas coisas acontecerem pra fazer os momentos e fases boas da vida valerem mais e serem ainda melhores. E essa lição eu tô aprendendo na pele.

Marcadores: , , , , ,