A Aprendiz em Londres

Esta semana estou em Londres a trabalho. Na verdade, é um treinamento que eu já deveria ter feito na primeira semana de trabalho, em março, mas devido aos acontecimentos e ao próprio trabalho, só agora eu finalmente vim.

Está sendo interessante porque apesar de eu já ter viajado algumas vezes a trabalho, quando estava em outros empregos, não tenho bem o costume de viajar com esse propósito. Na área de Informática não é muito comum. Normalmente o ritmo é corrido, a cidade é estranha e o tempo que sobra nem sempre dá pra fazer o que eu faria se estivesse aqui a passeio.

Bem, eu já conheço Londres. Estive aqui em maio de 2009 quando fui apresentar um artigo numa conferência na Alemanha e dei um "pulo" aqui com um amigo do Mestrado. Adorei a cidade, mas agora acho que porque estou mais acostumada com o ritmo suíço, achei aqui tudo tão corrido e desesperado que fico aliviada quando chego no hotel. Adoro Londres, acho uma cidade fantástica, fascinante, com mil opções, e adoro isso, mas o ritmo é muito frenético, não sei se moraria aqui. Todo mundo anda correndo, atravessa a rua quando o sinal tá vermelho para pedestres, esbarra no outro e não pede desculpa, joga sujeira no chão, sei lá, acho que tô ficando mal acostumada mesmo.
Mas enfim. A cidade escolhida para o treinamento foi Londres, porque a empresa tem uma boa parte dos negócios da Europa aqui, então tem um prédio enorme na Spitalfields, que é um distrito bem industrial mesmo, e lá era a sede de nosso dia a dia.

O treinamento na verdade é meio que um brainwash de informações da nova empresa onde trabalho. Estratégias, filosofias, métodos, histórias de sucesso, casos de estudo e tudo pra fazer a gente se sentir "bem bem vindo" e bem a vontade, bem parte da empresa mesmo.

Para muitos que estão no treinamento comigo, esta é a primeira semana de trabalho deles, então é tudo novidade. Pra mim, não. Terminei já conhecendo um pouco ali e um pouco aqui, nesses dois meses que coloquei a mão na massa.

Eu tenho adorado meu trabalho lá na Suíça. Estou muito satisfeita mesmo. Mas meu trabalho é apenas com TI, minha área, e a empresa não é somente de TI. Então esta semana tive que sair da minha zona de conforto e trabalhar um pouco fora da caixa, como eles dizem; entrar no jogo deles aqui participando de atividades e tarefas que têm a ver com aspectos e valores mais gerais da organização, e são importantes para todos, independente da área que você trabalha lá.

Pra quem conhece aquele programa "O Aprendiz", que no Brasil teve várias temporadas com o Roberto Justus (o original é "The Apprentice", dos EUA, com Donald Trump - nem sei se ainda passa.. passa?), ia amar o treinamento aqui, porque tivemos várias atividades estilo "O Aprendiz". Aqui no UK também tem a versão britânica do programa. Então algumas atividades eram bem nesse estilo com um projeto a ser realizado e a gente até teve que sair na rua pra executar algumas tarefas.

Olha... foi uma correria só!! Eu assisti um bocado "O Aprendiz" no Brasil e agora pude entender mais um bocadinho a sensação. No final, sim, foi divertido ver o resultado, mas tínhamos tão pouco tempo pra planejar alguma coisa, que no meio da execução quando estávamos lá no meio da rua, apareciam os problemas e a gente não fazia a menor idéia de como resolver. Bom, pelo menos não tava garoando, ne, afinal, estamos em Londres.

Uma das atividades exigia uma evidência que era uma foto de todo o time com o jornaleiro do "The Evening Standard". Outra todo mundo dentro da famosa cabine telefônica vermelha. E outra tínhamos que desvendar umas charadas cabulosas que tinham a ver com o metrô de Londres e com trocadilhos com os nomes das estações, e pra quem não é daqui como eu não pôde ajudar muito, afinal você que não é de Londres sabe qual é a única estação do metrô que não contém nenhuma das letras M A C K R E L?

E o relógio correndo ...

Fazia parte do jogo. Pensar e agir sob pressão, construir estratégias, entregar resultados sob condições vulneráveis. Tudo que também pode ser aplicado no mercado de trabalho, no dia a dia de quem tem que lidar com coisas inesperadas e desafiadoras. Bem realista mesmo. Bem legal.

A noite às vezes rolava um jantar social, ou estávamos liberados pra planejar melhor pra atividade do dia seguinte, ou liberados pra perambular pela cidade ou ir pro hotel descansar. Eu fiz cada dia uma coisa.

No primeiro dia tava todo mundo empolgado, contente, disposto. Agora já tá todo mundo com cara de cansado, satisfeito e precisando de descanso. já captamos tudo! E amanhã termina. E amanhã eu volto pra Zurique, pra já no dia seguinte partir para Madrid pra um fim de semana mais que merecido!

Marcadores: , ,