God Save the... Horas Vagas!

Uma semana de trabalho em Londres já é legal só por estar em Londres. Mesmo que vc (eu) tenha que acordar cedo, colocar roupa de escritório, pegar o metrô pra ir indeed pro escritório e passar o dia lá, depois do expediente, acabado o treinamento ou seja lá o que for, quando não tem mais tarefas ainda ligadas ao trabalho pra fazer tipo um jantar ou um evento social, por mais cansada que vc esteja, dá pra dar umas voltas e curtir um pouquinho uma das cidades mais fantásticas da Europa.
Estamos em Maio, plena primavera, onde os dias estão cada vez mais longos e temos mais tempo de luz de sol por dia, ou seja, mesmo se vc sair do trabalho às 7 da noite, ainda tem aí mais ou menos 2 horas de luz de sol, pois só lá pras 9 da noite que fica escuro, o que torna tudo mais legal e mais agradável se quiser passear ainda pela cidade. Londres não tem fama de clima bom, pelo contrário. Da primeira vez que estive lá realmente chovia e parava, chovia e parava, toda hora o dia inteiro todos os dias! Mas desta vez tive um pouco mais de sorte...
Acabadas as obrigações, fui andar com roupa de escritório e tudo. Ora, tem que aproveitar!
Depois já ia direto pro hotel capotar e recarregar as baterias pro dia seguinte.

É sempre emocionante ver o Big Ben e chegar perto do Parlamento inglês, um dos mais famosos monumentos de Londres e do mundo inteiro! Símbolo de uma nação que já foi exemplo e centro do mundo. Acho lindo, tremenda ornamentação, fantástico. Mas é um pouco irritante que as ruas ali perto sejam tão movimentadas e as buzinas e o abre e fecha de semáforo terminam distraindo do momento de apreciação ali do negócio. Além do que, a praça que tem ali na frente é sempre alvo de protestos. Da primeira vez que eu fui, tinha um protesto e a praça tinha mais indiano que a India. Desta vez, tava toda fechada com cercas da polícia e policiais ao redor, e nas calçadas havia barracas com placas protestando a guerra corporativa e exigindo o o retorno de tropas militares que estão no Afeganistão. É sempre assim naquela vizinhança. Fazem isso ali porque sabem que ali é um lugar que é visto 24 horas por dia, 7 dias por semana, então com certeza seu protesto vai ter algum eco. Mas para os turistas que estão ali tentando vivenciar um momento turístico importante e memorável termina sendo uma luta agoniada e barulhenta. Mas tudo bem, faz parte. Londres é cosmopolita demais e movimentada demais pra querer ser diferente disso. O melhor que podemos fazer é ter muita boa vontade, bom humor e não perder a paciência na tentativa de capturar umas boas fotos. E cá pra nós, vale a pena, não?!
Ali do lado do Parlamento, está a Abadia de Westminster, cenário de todas as coroações e, claro, do casamento do príncipe William com a Kate. De novo não consegui entrar lá, porque os horários de visitas só são dois por dia, e obviamente como eu cheguei tarde, já tinha passado. Queria muito ter conseguido vê-la por dentro, principalmente depois de assistir "O Discurso do Rei" tão em evidência, mas vai ficar pra uma terceira visita, quem sabe.
Falando em casamento do príncipe William e da Kate, eu já imaginava que indo a Inglaterra duas semanas depois do grande evento, iria encontrar muita coisa ainda relacionada aos dois pombinhos. E de fato encontrei. O bairro de Soho tinha uma faixa para eles! Souvenir? De tudo que vc imaginar, chaveirinho, ímã de geladeira, prato decorativo, toalhas, canecas, canetas, estojos, tudo tinha o rosto dos dois estampado.
Uma coisa boa é que Londres é muito bem servida de transporte, obrigada. O famoso tube (o metrô) deixa vc praticamente aonde vc quiser, com curtíssimas distâncias de caminhada da estação. E tratando-se de uma cidade como Londres com quase 8 milhões de habitantes, isso é uma grande vantagem. Bom, a desvantagem é que por melhor e mais sensacional e eficiente que seja o metrô, ele tá sempre lotado. Estão em obras lá para melhorar ainda mais o serviço, porque a cidade não pára de crescer. Mesmo a noite, é a melhor e mais prática opção pra se locomover na cidade.
Não preciso nem dizer que Londres fica funcionando noite e dia quase que na mesma intensidade, ne. Então andar a noite, dependendo do bairro, não é problema. Metrô e mapa na mão? Problema resolvido.
Só não pude ficar muito tempo até tarde na rua porque o dia seguinte no trabalho se aproximava... mas diga aí se não dá pra aproveitar as horas vagas?!?

Marcadores: , ,