Rebatismo no Rio Jordão

O Rio Jordão é conhecido na religião e pelos Evangelhos por ter sido onde o profeta João Batista batizou Jesus.
Aliás, muitos Judeus, e não só Jesus, foram batizados neste Rio.
O Batismo era um ritual de conversão judaica, e depois foi adaptado ao cristianismo.
Yardenit é o local de batismo instalado por peregrinos que iam ali de toda parte do mundo em busca de seguir o ritual feito por João Batista e Jesus na Terra Santa. Em busca de andar os passos de Jesus e de alguma forma fazer parte também deste ritual através das águas sagradas do Rio Jordão. Yardenit é o diminutivo de Yarden, que em Hebreu significa Jordão ou Rio Jordão. Então seria o Jordãozinho, porque é uma área pequena e reservada, especial, perfeita pra realizar o santo ritual.

O Antigo Testamento fala da imersão na água com o propósito de purificar a alma, apesar de não mencionar explicitamente a palavra "Batismo". Mas o significado do Batismo é o livramento de todos os pecados, um marco para seguir com a fé renovada e crer no Espírito Santo, porque ninguém há de entrar no Reino de Deus se não for através da Água e do Espírito (João, 3:5).

Já o Novo Testamento fala das pregações de João Batista nas proximidades do Rio Jordão, o batismo de Jesus, e dois milagres que aconteceram ali: o do machado que flutuou e a cura de Naamã, os 7 mergulhos de Naamã; Naamã que era um dos chefes do exército da Síria que era infeliz, descrente da vida e estava com lepra; foi ao encontro de Jesus e do profeta Elizeu, que o mandou mergulhar no rio 7 vezes, e depois disso, ficou completamente curado.

Hoje o Rio Jordão é uma das maiores fontes de abastecimento de água de Israel, apesar de ficar na fronteira entre Israel e Jordânia.

Então íamos caminhando, eu, a guia e o grupo, ela ia nos explicando todas essas histórias, as crenças, o volume de visitas a Yardent e tudo mais, e comunicou que era comum muitos fiéis irem até lá com o único intuito de seguir também o mesmo ritual, portanto quem dali quisesse fazer isto, também podia ir.
Poxa, eu pensei, nem tinha imaginado que seria possível isso antes, nem estava com roupa apropriada pra molhar, nem nada, absolutamente nada disso tinha passado pela minha cabeça antes, e não, não fui lá com esse propósito... Mas POXA!!! Estava eu ali olhando pro Rio Jordão, com a possibilidade, a chance, a oportunidade de me batizar com um padre no mesmo local que Jesus foi batizado há 2 mil anos atrás, onde Ele realizou milagres, onde tanta gente vai só pra isso, EU vou deixar isso passar? Mar... de jeito nenhum!!! Eu sei que eu ia morrer de arrependimento depois se não fosse, não ia ter escova nem roupa que me impedisse de realizar também essa benção... e que benção, ne!
Sendo assim...
Eu tremia... mas eu tremia, não sei porque.. o padre pegou na minha mão, perguntou de onde eu vinha, pra variar arregalou os olhos quando eu disse que era brasileira... me olhou no fundo dos olhos e disse o quanto Deus devia estar feliz por eu estar ali... meus olhos encheram de água ainda mais... ele se concentrou, eu ouvia as palavras dele, dizia com muita emoção que eu estava ali numa demonstração de fé, de desejo de seguir os ensinamentos que Ele tinha deixado, e que aquilo ali não era em vão...
Rebatizada.
Pronto.
Acho que depois daí eu nunca mais serei a mesma, fui rebatizada no Rio Jordão!
Pessoas batiam palmas, outras rezavam em voz alta, outras davam-se as mãos.
Eu agradeci a Deus, e fui me secar.
Pode até ser que aquele "mergulho" ali hoje não signifique muita coisa, mas pra mim, espiritualmente, significou muito.
Senti como se eu morresse ali, tinha feito minha parte, sabe, tinha crido em Deus, no Poderoso, no Deus Forte, que me levou até ali, Aquele que está no controle de tudo, em quem eu acredito e quem sempre esteve presente na minha vida, de onde eu busco forças, o nome sobre todos pelo qual existo. 
Shalom.
O senhor é a minha paz.

Marcadores: , ,