Voce faz o que tem que fazer para sobreviver, certo? As vezes voce nem sabe direito pra onde tá indo ou o que quer da vida, simplesmente sobrevive às situações e faz o que acha certo, às vezes por instinto para viver bem da melhor maneira que pode. Certo?
Voce cresce, percebe que o mundo não é tão fácil como era há alguns anos atrás. Antes, sua maior preocupação era passar em Química e conversar com aquele garoto bonitinho da sua sala. Suas horas de folga eram pra escutar música, aprender Inglês, tentar convencer a sua mãe que todo mundo que voce conhece vai aquela festa então voce também tem que ir. O tempo passa, as pessoas mudam, se mudam, voce também muda.
Voce tem que procurar um curso pra fazer na universidade, voce tem que passar no vestibular, voce tem que entender que danado é POO, quer arrumar um estágio.
Sua familia se muda, voce começa a morar só, encontra um estágio, o que voce ganha não paga nem o combustível, muito menos seu aluguel.
Voce tá indo, mas não sabe direito pra onde. Vai tomando pequenas decisões, fazendo pequenas escolhas e sem saber vai traçando seu caminho, e construindo sua própria personalidade.
Se sente meio perdida ainda com muita frequência, é verdade. Imita umas coisas ou outras que vê por aí que acha legal, se identifica com várias coisas e se sente sem identidade. Para onde voce ta indo? Onde voce vai estar daqui a 5 anos?
Aí aparece um cara legal, voce começa a namorar sério, tá tudo ótimo por enquanto, apesar das provas loucas de Computação Gráfica e as contas de celular aumentando.
Aí o cara apronta várias, voce se decepciona, jura que nunca mais vai se envolver com ninguém, até 4 meses depois conhecer outro e ficar noiva. Pronto, agora vai, voce finalmente se encontrou. Ou melhor, encontrou uma base pra se encostar e alguém pra tomar as decisões por voce.
Mas não, peraí, voce ainda gosta de fazer várias coisas e tem vários planos pra sua vida e quer tomar as próprias decisões, afinal a vida é só sua e é voce que tem que vivê-la todos os dias. Então vê seus amigos casando, outras engravidando, e outras coisas ao seu redor que antes não tinha prestado atenção. Gente, como voce ainda não conhecia as músicas do Queen e nunca tinha lido nenhum livro de Nietzsche?
Voce ainda procura sobreviver no meio de tantas escolhas sérias e reza para que esteja tomando as decisões certas, diante de tantas alternativas. Voce podia enrolar aqui e acolá mas não, voce faz o que acha certo, quer fazer direito, e ainda se mantendo fiel aos seus valores, às suas intuições, às suas afinidades. Voce cresce.
Ah, mas como é dificil. Os caras continuam pisando na bola, uns parecem que nasceram ontem, e voce às vezes cansa de algumas coisas, mas ainda acha ótimo juntar 15 amigas pra sair a noite e ainda sonha em tirar uma foto na Torre Eiffel.
Mas como sobreviver às dores, às perdas? A gente enfraquece e se fortalece em outras coisas, e só percebe depois. O caminho parece ser longo, então voce precisa aproveitar a caminhada. Precisa se adaptar, se defender de ataques, como voce tinha visto há muito tempo nas aulas de Ciências - o bicho precisa se adaptar ao meio ambiente em que vive, senão morre.
Muitas coisas nos levam a muitos lugares. Mas poucas coisas fazem voce permanecer. É difícil falar de coisas abstratas, mas são elas que nos guiam e nos fazem permanecer fiéis, fortes, firmes, sólidos. A educação que voce tem, os valores que voce aprende, as amizades que cultiva, os amores que vive, as lições no trabalho, tudo te faz ser quem voce é, unica e exclusivamente no mundo. Só tem voce como voce.
Hoje que faz 10 anos que tirei essa foto, em Recife, no meu aniversário de 19 anos, quando fazia só 1 ano que eu tinha chegado naquela cidade, eu, minha mãe e minha irmã tentávamos recomeçar depois de um grande baque e uns amigos que eu conheci no colégio foram a minha festa, eu posso ver o quanto eu andei de lá pra cá. E que boa essa caminhada. Viveria tudo de novo!
Obrigada, meu Deus. Obrigada aos meus pais.
Parabéns pra mim!Marcadores: reflexões