Estônia

A Estônia foi o mais perto da Rússia que eu já cheguei. Sim, foi mal aí, mas meu interesse em conhecer esse país surgiu por causa da Rússia, já falei. Sem querer desmerecer, convenhamos, não é o lugar mais popular do mundo para fazer turismo. E como era tããão perto, mas tãão perto da Finlândia, onde eu estaria por 3 dias, resolvi tirar um dia parar conhecer Tallinn, a capital do país.

No guia que eu comprei de Helsinki, o Insight Pocket Guide - que é muito bom por sinal - sugere Tallinn como um passeio bate e volta. E eu segui a recomendação. A facilidade e a proximidade ajudaram demais, então era quase falta de educação se eu tivesse virado as costas e não tivesse ido a Estônia naquele fim de semana. Apenas 80km de distância. Até porque Helsinki também não tinha taaaanta coisa assim pra ver em 3 dias ne. Então partiu.

Lá fui eu fuçar a internet como seria a melhor maneira de ir de Helsinki a Tallinn. Ora. Nem precisava fuçar muito, era só olhar um mapa que a primeira vista, já dava pra deduzir que a melhor maneira seria via mar.

Então da Suíça mesmo, de casa antes de partir, deixei tudo reservado. Bookei com a Tallink um mini cruzeiro. Saindo de manhã e voltando a Helsinki no final do dia. Um dia teria que ser suficiente pra mim em Tallinn. No próprio site da Tallink mesmo, já é oferecido um tour que parte do próprio porto e percorre Tallinn; descobri que é super comum ir de Helsinki a Tallinn só um dia pra conhecer e voltar. Então quem sou eu pra fazer diferente?
O hotel que eu fiquei em Helsinki ficava perto do porto, e eu reservei achando que estava arrasando, porque já ia estar perto quando fosse o dia de ir pra Tallinn. Pobre de mim não sabia que existe mais de um porto em Helsinki, ne, e o porto de onde saía meu cruzeiro para a Estonia era do outro lado da cidade, maior complicação pra ir de ônibus, cada pessoa que eu perguntava dizia uma coisa! Então eu resolvi ir de taxi mesmo. Veja, eu estava hospedada em Eteläsatama e meu navio saía de Hietalahti Sandviken. Entendeu aí ne? Pois é. Mas traduzindo: eu estava no South Harbour e o navio saía do West Harbour. Tá.
Quando eu finalmente cheguei ao porto, TODOS os navios daquele porto só iam para Tallinn mesmo, aquele é o porto dos navios que vão para Tallinn. Ótimo. Fiz meu check in, como no aeroporto, peguei meu cartão de embarque e fiquei aguardando a chamada.
O navio é um naviozão! Mini cruzeiro uma ova! Maior luxo, infra-estrutura. Nada de balsa não. Hehehehe. A Tallink também faz outras rotas como de Stockholm para Helsinki, para Riga, capital da Látvia, etc. Ali no Báltico é super comum esses cruzeirinhos daqui pra ali. Conversei com algumas pessoas locais e fiquei sabendo que é tão comum feito viajar de trem, muito legal. Só não é possível fazer essa viagem no inverno ne, porque imagina, tá tudo congelado.
A viagem dura 2 horas e se voce não ficar do lado de fora do navio, não dá nem pra saber que voce está de fato num navio, se não olhar pela janela. Lá dentro, toda uma estrutura pra fazer o que quiser! Absolutamente! Restaurantes de vários tipos e para vários bolsos, parque para crianças, área do silêncio, bares chiques, bares fuleiros de cowboy tocando música, salão de jogos, computador, massagem, lojas, além das cabines para quem reservou quarto, olha, de impressionar.
Eu já tinha pego um ferry assim quando fui da Itália para a Grécia em 2004, e naquela época já achei tudo lindo. Agora também foi muito legal e tudo muito agradável.
Se a viagem demorasse mais que 2 horas, também não ia ter achado ruim não! Maaasss conforme prometido, 2 horas depois, chegamos em Tallinn e tinha que descer.

Então fui conhecer a capital da Estonia, cercada de arquitetura e influências russas admiráveis, do tempo que foi república soviética. Uma maravilha. Conto no próximo post!

Marcadores: , , ,