Tel Aviv

Tel Aviv é o centro econômico e comercial de Israel. É onde ficam as embaixadas, onde a maioria das pessoas do país trabalham e procuram emprego. É o centro. Não o centro histórico, centro histórico é Jerusalem e as outras cidades que visitei, Tel Aviv é a cidade mais desenvolvida da Terra Santa.
Pelo que eu tinha lido antes de partir, não teria muito o que ver em Tel Aviv, pra falar a verdade. Mas como em Jerusalem não tem aeroporto, e Tel Aviv é o principal ponto por onde se entra no país, eu teria que chegar pelo aeroporto Ben Gurion. Então, que desperdício, ne, se eu só chegasse no aeroporto, e já fosse direto partir pra outra cidade, e deixar de conhecer, mesmo sem ser uma cidade sem muitos atrativos turísticos.
Então quando eu estava planejando como organizar os dias que eu ia passar em Israel, a Debora, uma brasileira que mora lá, leu no blog que eu ia pra lá, mandou email e entramos em contato, me sugeriu uma ideia ótima que eu acatei sem pestanejar: a de me hospedar em Tel Aviv. E partir de lá para os tours que eu queria fazer. Achei a sugestão maravilhosa, porque todos os tours ofereciam mesmo a opção de buscar e deixar no hotel em Tel Aviv, então pronto, era a desculpa que eu precisava para conhecer o mínimo que fosse da cidade. Me hospedei em Tel Aviv.
O hotel que escolhi em Tel Aviv ficava na rua Hayarkon, a principal, na orla que dá pro Mar Mediterrâneo, com uma vista fantasticamente privilegiada. Então mesmo morta depois de um dia de tour, foi ótimo poder descer e em poucos minutos estar andando no calçadão, com um clima agradável, vendo gente jogar vôlei e tomar sorvete, coisa que eu não via de perto há tanto tempo.
Não pensei que em Tel Aviv fosse encontrar uma orla marítima tão bacana. Não é um calçadão de Copacabana, mas fazia muito tempo que eu não andava pela beira da praia e via o por do sol. Ver o por do sol na praia no Oriente Médio então, nunca tinha passado pela minha cabeça. Como já não tivesse bastado tantos acontecimentos marcantes durante toda a viagem, foi ainda sim uma experiência única!
Uma refeiçãozinha no quarto pra fechar o dia e pronto! Viagem... ou melhor, missão Israel muito bem cumprida! Planejada e bem executada, com ótimos resultados. Sem dúvida sou uma pessoa diferente da que parti. Israel é um lugar meio mágico, meio surreal e cheio de emoções a serem vividas. Por cada lugar que passei, cada cidade que visitei, senti como se... that's it, sabe, era aquilo que eu tinha buscado naquela viagem, a plenitude, a vitória e a superação de viajar só, de ver de perto coisas e lugares que eu ouvia desde pequena quando nem sabia o que significavam. Foi tudo muito intenso, muito grandioso. Sei que tem muitos lugares que as pessoas têm na lista para conhecer antes de Israel, mas eu garanto, que não vc não vai se arrepender. Muitos conflitos acontecendo nos arredores, muita polícia com armas por todos os cantos, até pra entrar no McDonalds o segurança pediu pra revistar minha mochila, mas abstraia, me concentrei no foco da viagem, no que eu fui fazer lá, e tive uma experiência inesquecível. Escrevi tudo aqui no blog. Ou quase tudo. Com certeza vou ler e rever as fotos muitas e muitas vezes.
Shalom.

Marcadores: , ,