Racismo de merda

Eu sei que tem muita gente que sai do seu país pra se esconder, esconder barbaridades, rebeldes sem causa ou com causa aí que acham que estão no direito de fazer baderna longe de casa. Isso é uma merda.

Mas existem casos específicos, problemas mentais, causas justificadas ou quase isso; e quando um estrangeiro age de má fé ou comete algum crime é suficiente pra queimar a imagem de todos os seus conterrâneos e gerar consequências pra todo mundo que não tem nada a ver.

É. É uma merda. Voce pagar o preço pela merda dos outros é triste. Mas mais triste ainda é quando a situação fica séria e uma organização política toma as rédeas deixando explicitamente claro brilhante e cristalino que quer dar um jeito para episódios assim não se repetirem da forma mais brusca e agressiva. Estampando nas ruas, na TV, na internet seu lema radical de preferência de raças e influência de pensamento como mecanismo social para dirigir pessoas aonde querem.

Eu odeio discutir política e acho que assim como gosto e time de futebol, cada um tem sua opinião e eu não me meto. Mas meu querido Partido Popular Suíço, Centro de União Democrática, ou SVP, me desculpe, é demais pra mim. Eu nem sei nem quero saber quais motivos o cidadão do Kosovo lá tinha pra matar dois suiços e não sei quais são os critérios que são usados pra dar asilo a muçulmanos e africanos, mas daí usar isso como motivo da sua campanha para "parar com a imigração em massa" é muito ofensivo pra mim.

Po, será que não passou pela cabeça que também existe gente boa no Kosovo? E como é que fica a relação entra os países agora? O assunto sempre vai vir a tona e vai gerar discussão, desentendimentos. A partir de agora, gente daqui sempre estará inclinada a olhar torto pra quem é do Kosovo, por conta dessa bendita campanha.


Eu quero que voce aí leitor, me diga quando voce viu que alguma atitude de natureza ofensiva serviu pra alguma coisa boa, em qualquer lugar do mundo. Ora, uma em cada três pessoas na Suiça é imigrante ou descendente de imigrante. E quando eu digo imigrante não é só de países pobres e em desenvolvimento não. Alemão, inglês, francês tudo também pertence à clase de imigrantes, embora passe menos dificuldades por aqui. Mas daí generalizar assim dá nisso ó, olha aí a placa deles pixada com ameaças, rótulos, ataques. E aí depois reclama quando o povo se mata, fala mal.

É só olhar pra trás, olhar um pouquinho pra história e ver que o mundo entrou em guerra por causa de tal um sujeito extremista demais... Deplorável.


Tem muito estrangeiro direito que sai do seu país por N motivos e só tem intenção de trabalhar direito, formar sua família, estudar, o que for. Ele também pode se sentir ofendido, sem ter nada a ver com isso.

Um ataque é suficiente para mobilizar partes afetadas. E aí está declarada a guerra. Uns tomam as dores dos outros, uns viram extremistas, uns usam a situação como desculpa para fazer bagunça. E gente que não tem nada a ver é pega de surpresa no meio de uma batalha constante, uma espécie de guerra fria com lembretes diários por todos os cantos, até numa lata de lixo com um adesivo do YB, o time de futebol local: "Juntos contra o Racismo".

É triste isso, gente. Um país tão belo, tão rico, tão organizado, ser palco de um teatro desses, quando no fundo se questiona até os reais motivos para tal.

Ano passado houve um plebiscito aqui, onde a população decidiria se seria permitido construir minaretes no país. Minarete são aquelas torres que existem em mesquitas, o local de prece dos muçulmanos, onde um sobe lá e toca o sinal pra rezar. No Egito, na Turquia, em Israel, é muito comum e eu já vi várias. Muda a arquitetura da cidade, e define culturas e religiões.

O resultado do plebiscito foi a proibição da construção das minaretes. Pronto. Os suiços não quiseram as minaretes, negaram a entrada do islamismo no país, os suiços são contra os muçulmanos - essa foi a repercussão que saiu em tudo quanto foi jornal. Francamente...

Po, peraí. Porque não analisar o resultado mais friamente? Tá bem que esse partido é o maior em número de eleitores na Suiça, mas o entendimento aqui é que os suiços simplesmente decidiram continuar neutros, como sempre foram. Decidir a favor das construções das minaretes seria mostrar preferência, inclinação a uma religião que simplesmente não é da cultura local. Porque tanto estardalhaço? Proibiu, pronto. Por esse motivo e esse motivo. Não precisa daí colocar um contra o outro. Há muitos muçulmanos aqui, legal, mas o país não vai mudar por causa deles, eles que vieram até aqui, eles devem se adaptar ao país. É assim para todas as nacionalidades, porque seria diferente para outra classe? Mas não, o povo gosta de fazer confusão e a decisão foi contestada, a discussão rolou por muito tempo, até piadas na TV em programas de humor e deu muito pano pra manga ainda. Mais um motivo para os racistas explícitos se aproveitarem e usarem a seu favor nas suas campanhas xenófobas.

Eu acho que não é por aí, sabe. Quer fazer seu partido, faça. É contra o monte de estrangeiro, seja, mas tenha bases corretas para argumentar. Por meio de generalização e ofensas dificilmente vencerá com honestidade, orgulho e simpatia de todos. Sim, é difícil agradar a todos, mas desse jeito tá difícil é não sentir desagradado com tanto repúdio.

Nem todo estrangeiro quer se aproveitar. Nem todo muçulmano é terrorista. Nem todo mundo de pele escura é criminoso. GENTE!!! Por que criminoso tem que ser associado a gente de pele escura??? Olha essa campanha aqui do lado: Iniciativa para Expulsão de Criminosos Estrangeiros - as ovelhinhas brancas do lado da Suiça e uma dando coice numa ovelha negra pra fora do lado da Suiça, e o lema "Pela Segurança"..... Lamentável.

Uma pena e até falta de ética publicar um negócio desses. Eu chega me sinto mal, sabe. Até vir morar aqui e com os acontecimentos que passei com a indiana do meu trabalho, nunca tinha sentido isso tão forte, vivido isso, passado por isso, nem tinha me ligado que era um problema tão sério. Achei que estivéssemos entrado no novo milênio há 10 anos atrás com mais capacidade mental e mais amor no coração.

Talvez fosse melhor mesmo que eu fosse menos sensível a tais acontecimentos e olhasse pra essas placas e não desse a mínima. Mas não consigo. É triste mas eu sei que tem gente com pensamento 100% diferente do meu.

Lembram daquele episódio daquela brasileira em 2009 que se cortou toda com as iniciais do partido (SVP) pelo corpo e disse que tinha sido torturada por neonazistas? Pois é. Eu nem queria me estender tanto até esse episódio, mas já que estou aqui. Foi mais que lamentável a exposição desnecessária da brasileira pra depois ficar provado que era tudo falso e ela tinha era segundas intenções. Se tivesse sido verdade, talvez o partido tivesse levado um sopapo e tido um destino mais apropriado, mas eles não agem assim, lembra que eu disse: a guerra é fria. Com a confirmação das falsas acusações e simulação da brasileira, o partido ganhou mais força ainda e além de ela se ferrar toda tendo que pagar a difamação do partido e outras indenizações pois era época de eleição, queimou a imagem de brasileiros e deu mais um motivo para justificar o freio na imigração, pois estrangeiro provou que só quer se dar bem. E o Brasil não tá muito bonito na fita não pra ainda ficar arcando com mentirinhas assim.

A Suiça é um ótimo país para se viver. Ótimo. Aqui as diferenças na sociedade ainda são pequenas, a qualidade do ensino, do trabalho, enfim, de vida é excelente. A Suiça ainda é tida com bastante caráter, ajuda em causas nobres e geralmente é justa, mas clama-se por um banho de humanidade mais uniforme, mais pulso, invocações por meios mais apurados e menos estreitos para alcançar um ritmo mais harmônico para todo mundo que aqui vive. Só me resta ter fé.

Marcadores: , , ,