Saudade do inverno?

Deus me perdoe, e eu sei que quando tiver fazendo -15 graus de novo eu vou vir apagar esse post, mas quer saber? Eu estou com saudades do inverno. É. Nas duas últimas semanas aqui na Suiça fez um calorão de matar. A temperatuda média era 30 graus. Mas não é 30 graus feito no Brasil não. No Brasil pelo menos tinha a brisa do mar pra dar uma refrescada. Aqui o calor é seco e pesado, quase que asfixiante.

Pra piorar, os prédios não têm bons sistemas de ar condicionado. Por quê? Fácil. Aqui a maior parte do ano é inverno e frio, então o sistema de aquecimento funciona muito bem, senão o povo morre congelado. Mas ar condicionado pra que ne, só pra refrescar umas 2 semanas de calor por ano não vale a pena. Aí o resultado é que nessa época se trabalha muito desconfortavelmente porque o suor fica escorrendo nas costas. Ventilador tem, mas não é suficiente.

Eu não tenho ventilador em casa pelo mesmo motivo que os prédios não têm sistema de ar condicionado. Ventilador em casa? Pra que, pra usar 2 semanas e depois ficar com o treco entulhado sem ter onde por? Ah não, eu abro a janela, ando de short e blusa de alça por 2 semanas, suo bicas e tá resolvido. Calor por aqui de qualquer forma não dura muito, e quando acaba e as tempestades de chuva, raio e trovão diminuem a temperatura, o povo na rua fica mais satisfeito. Pode perguntar.

Suiço que é suiço sempre reclama quando tá calor por mais de 3 dias seguidos. Vai tudo trabalhar de bermuda, chinelo e vai embora 4 horas da tarde porque diz que tá muito quente pra trabalhar e não consegue se concentrar. Vai nadar no rio e aproveitar as longas horas de sol por dia.

Eu gosto do inverno. Gosto do frio e da neve. O problema é que aqui ele demora demais. Mas como já faz tempo que não sinto um frio daqueles e tenho dormido até sem meia, dá até saudade de se empacotar e ver tudo branquinho.

Ai...

Marcadores: , , ,