Zurique bonita

Conforme prometido... fotos bonitas de Zurique.
Na verdade na verdade mesmo, é muito difícil conseguir tirar uma foto feia em Zurique. Uma simples voltinha nas ruas principais resulta num book profissional! Mesmo com uma câmera furrequinha. Pra onde quer que vc vire, onde quer que sua câmera aponte, as construções são tão bonitas, tão sincronizadas, as ruas são tão limpas, as igrejas, as praças, o rio, o lago, é tudo tão bem colocado e tão bonito, parece que a cidade foi feita a mão e escolheram as melhores peças a dedo, tipo um jogo de computador.
Já fui a Zurique quinhentas vezes e não me canso de apreciar essa cidade. É uma atmosfera diferente, de cidade grande, mas suíça ao mesmo tempo, aquela coisa diferente, só se tem lá. É legal, é descolada, é cool, mas é organizada, tudo no lugar, como manda o padrão suíço. É legal. É a maior cidade da Suíça, junto com Genebra e Berna são as cidades mais desenvolvidas da Suíça e estão no top top top de qualidade de vida do mundo inteiro. É uma coisa sensacional Zurique. Vale a pena. Se voce for visitar a Suíça, não deixe de passar por lá.
Eu AMO Berna, moro em Berna, mas sempre que chego em Zurique me dá uma sensação boa, sabe quando voce se sente bem num lugar? Eu me sinto bem em Zurique. Gosto de pegar o trem pra ir lá trabalhar, gosto de andar e ouvir vários idiomas, ver tanta gente diferente, mas ainda ouvir o condutor do tram saudando os passageiros com um bom dia em suíço alemão com um sotaque bem carregado. Muita gente diz que Zurique é quase como uma cidade alemã de tanto alemão que trabalha lá, mas eu já morei na Alemanha, já fui várias vezes lá e digo que é muito diferente, pode acreditar.
Ando tantas vezes com tanta pressa em Zurique que termino não apreciando tudo que ela tem pra oferecer. Então achei que seria uma boa ideia dar uma volta no domingo sem laptop nas costas, sem salto alto nem correria pra pegar o trem na estação. Mesmo com tudo fechado, uma volta pra apreciar o que eu não tenho tempo de olhar normalmente no dia a dia. Fotografar pra guardar de recordação, guardar na lembrança. E realmente ficou guardado. Bem guardado.
Mesmo com chuva, mesmo com céu nublado.
Eu já ouvi muitas críticas sobre a Suíça. Que é chata, que é monótona, boring, não tem nada pra fazer e as pessoas não têm personalidade. Eu discordo. Não é porque um povo escolhe ser neutro nas coisas que signifique que não tem personalidade. A Suíça é linda. Eu costumo dizer que é o interior da Europa, mas é um país riquíssimo, de pessoas inteligentes e de respeito. Aqui voce não vai encontrar baladas até altas horas, as melhores festas do mundo, nem as pessoas mais fashion do universo, mas vai encontrar pessoas de bom gosto, com quem voce consegue conversar sobre quase tudo, com uma cabeça até mais aberta do que muitos outros europeus, mesmo que muitas vezes não demonstrem a uma primeira impressão. São pessoas mais estáveis, menos vulneráveis e menos fáceis de impressionar, de influenciar.
Claro que tem coisas que poderiam ser melhores, como em qualquer lugar, mas eu to muito satisfeita com o país e por enquanto a Suíça continua sendo minha casa, o país que me aceitou, que me acolheu. Berna é a capital, é linda, que eu amo amo amo, mas Zurique é uma cidade que ocupa um lugarzinho bem especial na minha vida aqui. Ô cidade bonita!




Marcadores: , ,