Belgrado - Forte Kalemegdan

A fortaleza mesmo tem 2 mil anos de existência. Mas Kalemedgan é mais que um forte. É uma área querida pelos sérvios e um lugar para relaxar e apreciar a vista. Ao final da Knez Mihailova, a rua de pedestres com lojas que falei no post passado, se voce continuar andando andando e andando como se não fosse ter mais nada, voce atravessa uma rua e vai bater no complexo.
De origem romana, hoje o forte tem um clima moderno. Talvez pela proximidade da Knez Mihailova que no final da rua, além de lojas tem muitos bares com mesas na calçada e tal. Mas é só atravessar a rua e voce está numa área bem arborizada, com uma feirinha de souvenirs, mais turistas. Foi a área mais tranquila de Belgrado que eu andei. Mas tem que estar disposto a andar, o forte não é pequeno não, mas vale a pena. São mais de 20 hectares, mas o esforço compensa. O sol tava de matar, mas a vista do encontro do rio Danúbio com o Sava é muito bela.
Pelas fotos já dá pra supor que o lugar deve ter sido de grande importância pela localização ne. E foi. Foi primeiro estabelecido pelos celtas, depois pelos governantes sérvios medievais, expandido durante o Império Otomano e depois ocupado pelos austríacos. O forte hoje é uma mistura de vários estilos. Mas mais importante que isso, o forte é um parque e uma grande área para passeio. Não só havia muito turista como sérvios também passeando e aproveitando o dia bonito que fazia, grupos de escolas tendo aulas, tinha bastante gente. Teria sido 100% se não fosse a bizarrice que passei andando lá... ora, estava eu com minha camera tirando minhas maravilhosas fotos, quando me aparece um cidadão todo mulambento, olha pra mim e me pergunta do nada se eu estou ficando em algum hostel.. eu fiquei muito surpresa ne, como assim to ficando num hostel, quem é esse sujeito?!?!!! aí eu dei uma de desentendida, mas fiquei séria. E ele lá todo querendo ser gentil dizendo que não, é porque eu trabalho num hostel e bla bla bla, e eu disse "nao, to ficando em hostel nao", e saí. Aí ele disse sorry e saiu. Ne lasca? Só acontece comigo isso?
Bom, apesar desse episódio sem pé nem cabeça, o forte é super! Passei um tempão ali andando pra lá e pra cá, sentei num banco, observei o movimento. Gostei pra caramba! Por isso resolvi fazer um post só pra ele!

Ah, a propósito, o blog tava dando uns problemas pra carregar. Eu desativei o sistema de comentários novo que tinha colocado, e agora parece que está ok. Em compensação, perdi os comments que foram feitos nesse sistema, por isso os posts recentes estão mostrando agora 0 comentários. Vou deixar esse sistema do blog mesmo que dá menos problema eu acho.

Marcadores: , ,